Governo do ES cria duas novas escolas técnicas estaduais – 7/1

governo do ES cria

Governo do ES cria duas novas escolas técnicas

O Governador Renato Casagrande anunciou nesta sexta-feira (7) a criação de duas novas escolas técnicas estaduais: a Emílio Nemer, em Castelo, na região Sul, e a de Vargem Alta, na região serrana.

As atividades das escolas devem iniciar no segundo semestre de 2022. As escolas técnicas foram instituídas pelas portarias nº 125-R/2021 e a de nº 126-R/2021.

Elas  vão oferecer  vagas destinadas à formação profissional nos municípios do interior, fomentando o crescimento regional equilibrado e o empreendedorismo. As regiões Metropolitana e Norte já possuem escolas técnicas do Go: a Vasco Coutinho, em Vila Velha, e a Talmo Luiz Silva, em João Neiva.

“Somos o Estado que mais investiu em educação e infraestrutura no ano passado”, disse Casagrande.

E acrescentou:

“Somos o terceiro que mais investiu em inovação. Isso representa mais acesso à formação e ao mundo de oportunidades”, completou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explica que a criação das duas novas escolas técnicas estaduais foi defendida como prioridade pelo governador desde 2013:

“Nossa meta agora é já nosegundo semestre deste ano realizar o processo seletivo e anunciar o início das aulas nas novas escolas técnicas”, garante Hoffmann.

Hoffmann disse que além da microrregião em que estão localizadas as novas unidades (Central Sul), as escolas técnicas elas vão atender outros  municípios (microrregiões Litoral Sul, Caparaó, Sudoeste Serrana).

“Será possível evitar a saída dos estudantes para os grandes Centros e com isso, a intenção é contribuir com o crescimento da região”, completou.

Segundo o secretário, “em Vargem Alta, a escola técnica estadual funcionará no distrito de Jaciguá e, além da oferta de cursos técnicos, a unidade será um polo de ensino para oferta de cursos presenciais do Programa Qualificar ES, com cursos de qualificação profissional e um curso técnico em Cooperativismo”.

O curso terá carga horária de 800 horas, no turno diurno, e 900 horas, no turno noturno. A oferta será de 90 vagas com entradas semestrais, com 30 vagas em cada turno (matutino, vespertino e noturno). Para se inscrever é necessário já ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio.

No município de Castelo, a escola técnica Emílio Nemer funcionará no Centro da cidade e as vagas serão destinadas ao curso técnico em Internet das Coisas. O curso acompanha as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e contemplará os jovens do município e municípios vizinhos.

O curso terá carga horária de 1.200 horas. Serão ofertadas 90 vagas com entradas semestrais, com 30 vagas em cada turno (matutino, vespertino e noturno). A criação da unidade está registrada na Portaria nº 125-R/2021, publicada no Diário Oficial.

Seleção

Candidatos aos cursos já devem ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio. Inscrição e seleção serão on-line no site: www.selecaoaluno.es.gov.br. f

Com Raphael Marques, Ana Luiza Freitas, Gabriela Galvão e Larissa Linhalis

https://donoleari.com.br/

 

Governo do ES cria

Governo do ES cria

Governo do ES cria

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham