Grande Jacaraípe, Serra, terá reforço no policiamento, garante comandante da PM a Bruno Lamas | 2/11

grande jacaraípe

Grande Jacaraípe, Serra – PM garante reforço na Grande Jacaraípe para inibir crimes

 deputado Bruno Lamas e comerciante pedem ao comandante-geral da PM, Douglas Caus

 Após pedido do deputado Bruno Lamas, coronel Douglas Caus, comandante-geral da Polícia Militar, confirmou medidas para reduzir roubos, arrombamentos no comércio e tráfico de drogas na região. 

Nos próximos dias, a população da Grande Jacaraípe, Serra/ES, que congrega 19 bairros e por onde circulam cerca de 70 mil pessoas por dia, vai receber mudanças no policiamento, como assegurou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus.

A informação foi repassada ao deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que esteve no Quartel do Comando Geral da PM, em Maruípe, Vitória, acompanhado de um comerciante membro atuante da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Obra da Avenida Abido Saadi.

para cobrar melhorias na segurança pública da região, que teve um crescimento acelerado do comércio nas últimas décadas.

“Buscamos o diálogo porque a Grande Jacaraípe, na Serra, precisa com urgência de uma ação enérgica da cúpula da segurança do Estado, no que se refere ao combate aos crimes contra o patrimônio (roubo de celulares, carteiras e bicicletas) e arrombamentos ao comércio, que ocorrem normalmente à noite”, declarou o deputado.

Segundo ele, na praia a presença da polícia é necessária para inibir o uso de drogas, para que “as famílias possam voltar a caminhar com tranquilidade”.

Bruno destacou que alguns pedidos foram feitos ao comandante, que estava acompanhado do titular do 1º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR), coronel Marcelo Abreu, e do comandante da 14ª Companhia Independente, major Luiz Gustavo Silva Homem, que atua na Grande Jacaraípe.

“Pedimos a ampliação do efetivo, a presença da Polícia Montada (cavalaria) e quadriciclos na orla, a volta da Patrulha da Comunidade e, principalmente, de uma megaoperação para combater o tráfico de drogas”, detalhou o parlamentar.

Caus, por sua vez, ouviu e garantiu que ações firmes serão tomadas em breve. Ele reforçou que o crime contra o patrimônio se combate com patrulhamento de veículos e a pé.

“A pé, com até seis duplas, os policiais têm uma visualização muito melhor da avenida Abido Saadi, se comparado com a viatura, que passa a 40 km/h, e também podem conversar com a comunidade. A medida deverá ser adotada em breve”.

Continuou o comandante:

“O caminho é: reativarmos o Conselho Interativo, usarmos a cavalaria e mantermos a Patrulha da Comunidade, com o rodízio nos bairros da Serra. Teremos, ainda, um aporte de efetivo em novembro, que irá reforçar o policiamento na região”, explicou o comandante da PM.

O coronel, porém, fez algumas ressalvas. Ele frisou que a cavalaria é usada em operações policiais em toda a Grande Vitória e, por isso, não poderia ficar exclusivamente na região.

“Vamos ver se nos próximos 30 dias ela possa ser usada algumas vezes nos bairros em que os crimes contra o patrimônio têm aflorado. E após este prazo, se não tivermos sobressaltos na segurança, ela possa ser empregada com mais regularidade”, explicou.

Sobre a realização de operações policiais para dar “uma faxina” na região, combatendo o tráfico de drogas, Caus não descartou, mas lembrou que é necessário, primeiro, um bom planejamento.

“Uma operação precisa de tempo para ser formulada e prender quem realmente precisa: o médio e o grande traficantes. Vamos fazer um planejamento. É preciso mapear os mandados, para saber quem devemos prender”, informou, destacando que essas ações são sigilosas.

Outro aceno do comandante diz respeito à volta da Patrulha da Comunidade, que retornará à Grande Jacaraípe.

VISITA

Não é a primeira vez que Caus fala sobre as ações na Grande Jacaraípe. Em março, ao lado do secretário  de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, ele esteve pessoalmente no bairro para uma visita.

O encontro também foi organizado pelo deputado Bruno Lamas, que apresentou um levantamento detalhado dos principais problemas ligados à segurança pública nos bairros e as possíveis soluções para atender aos pedidos. Após a visita, houve reforço no policiamento.

Bruno lembrou que algumas decisões importantes foram tomadas pelo governo nas últimas semanas com o intuito de melhorar a segurança,como: a formatura de 401 novos policiais civis; a entrega de 94 novas viaturas, sendo 20 para Serra (12 para o 6º Batalhão da Polícia Militar e outras oito, para 14ª Cia) e a aprovação de um projeto que garante o cofinanciamento aos municípios de escalas extras para os policiais militares.

Segundo ele, é a chamada Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo), que permitirá que policiais cumpram escalas extras e possam ser remunerados por isso, em parceria com os municípios.

“Trabalhamos para reforçar o efetivo das delegacias da Serra, especialmente a de Jacaraípe, e reabrir outras. Também queremos ampliar o número de PMs nas ruas, com o objetivo de reduzir a criminalidade”, frisou.

Tabela: O que foi pedido pelo deputado Bruno Lamas para diminuir os crimes ao patrimônio na Grande Jacaraípe
– Atuação do Conselho Interativo;
– Ampliação do efetivo de PMs;
– A presença da Polícia Montada (cavalaria) e quadriciclos na orla;
– A volta da Patrulha da Comunidade;
– Uma megaoperação para combater o tráfico de drogas.
 Tabela 2: A resposta do comandante-geral da PM aos pedidos
– Garantiu o reforço do policiamento em novembro, que ocorrerá em duplas de PMs, ao longo da avenida Abido Saadi;
– Apoia a reativação do Conselho Interativo;
– Anunciou a Polícia Montada na orla, mas lembrou que, por atuar em outras operações na Grande Vitória, ela só poderá ser usada, inicialmente, “nos bairros em que os crimes contra o patrimônio têm aflorado”.
– Informou que a Patrulha da Comunidade voltará à Grande Jacaraípe, mas dentro do rodízio previsto para os bairros da Serra;
– Admitiu a necessidade de operações policiais de combate às drogas, mas lembrou que é necessário, primeiro, um bom planejamento.
Edição: Don Oleari

Grande Jacaraípe

https://pm.es.gov.br/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham