Quem somos[email protected]

Search

Dia Mundial da Hipertensão arterial, 17 de maio: veja dicas para se prevenir contra a doença

Hipertensão

A Hipertensão Arterial  pede Hábitos de vida saudáveis.

A cada dez brasileiros, três sofrem de hipertensão arterial, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A doença, que aumenta a rigidez muscular da parede das artérias, pode causar problemas sérios de saúde, como infarto e acidente vascular cerebral.

Dia 17 de maio é do Dia Mundial da Hipertensão. Dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à  Hipertensão Arterial.

 natalia-lopes-hiper-1-1-1.jpg“É uma doença silenciosa, sem sintomas claros, e uma pessoa pode nem saber que tem essa condição se não fizer exames periódicos. Convive com uma condição séria sem o diagnóstico e o tratamento adequados”, afirma a cardiologista Natália Geske Lopes (foto), do Hospital cardiológico Costantini, de Curitiba. O hospital é referência nacional em pesquisa e tratamento de doenças relacionadas ao coração.

Para chamar atenção à seriedade da doença e à importância de cuidados e exames, este 17 de maio é marcado como o Dia Mundial da Hipertensão.

Hábitos de vida mais saudáveis, explica a doutora Natália, são fundamentais para evitar a doença. “A hipertensão está totalmente relacionada com maus hábitos, como tipo de alimentação, sedentarismo e tabagismo. Independentemente da idade, todas as pessoas devem aferir a pressão regularmente, ao menos uma vez por ano, em consulta com seu médico”, diz ela.

Hipertensão

Recomendações da doutora Natália para prevenir a e levar uma vida mais saudável:

Uma vez por ano

Como os sintomas não são claros, a melhor maneira de monitorar a doença é aferir a pressão. Ao menos uma vez por ano, faça isso em consulta médica.

“Para qualquer avaliação, o melhor é sempre consultar um médico”, afirma a doutora Natália.

Sedentarismo

Pratique atividades físicas ao menos três vezes por semana.

Encontre uma atividade física que você goste. Assim, as chances de se manter motivado e continuar se exercitando são muito maiores.

Peso ideal

Evite a obesidade. O acúmulo de gordura no abdômen tem relação direta com a hipertensão.  Além da atividade física, adote uma alimentação saudável, diminua o sal e as frituras, aumente frutas, verduras e legumes.

Não fume

O cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os fatores de risco para desenvolver hipertensão arterial. E podem agravar a condição de quem já tem a doença.

Ame e seja amado

O estresse pode desencadear diversas doenças, entre elas a hipertensão. Fuja de relações tóxicas, no trabalho e fora dele. Durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer. Tenha um amor, cultive a família e as boas amizades.

Redação final e Edição, Don Oleari

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Jornalistas Felipe Quintino e Katilaine Chagas lançam livro em Vitória na véspera dos 50 anos do caso Araceli

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.