V Campeonato de lançamento de guimbas em chaminés da Barra do Jucu/VV – 01

GUIMBAS EM CHAMINÉS

 http://guimbas em chaminés

GUIMBAS EM CHAMINÉS está abrindo o V Campeonato. A poluição representa maior despesa para o SUS do que o tabagismo.

Em uma cena antológica do filme “Tiros em Columbine”, de Michael Moore, premiado por academias das artes cênicas, mídia e público, no início do século XXI, jornalistas e a polícia correm rapidamente, com enorme aparato  para atender com urgência uma denúncia de violência numa esquina de Hollywood, Distrito de Los Angeles, Califórnia, EUA

Michael Moore, apontando para o morro, próximo dali, onde uma briga acontecia, interferindo na ação que ocorria naquele instante, perguntou ao repórter, que não conseguia ver, devido  poluição aérea, o símbolo da cidade,  colocado no morro, em letras gigantes: “HOLLYWOOD”; se ele não gostaria de pautar a violência da poluição, por ele percebida tão claramente.

Ao chefe do policiamento que agia, e que também não conseguia ver o letreiro “Hollywood”, perguntou se aquilo (a poluição), não seria caso de polícia.

Essa cena do documentário, gravado ao vivo, mostra o contraste entre o interesse da mídia e da polícia, para tratar de uma violência particular, limitada, e o desinteresse da polícia, da mídia, do governo e, consequentemente do povo, por um crime de dimensão muito maior contra todos nós: a poluição ambiental.

GUIMBAS EM CHAMINÉS

V CAMPEONATO ABERTO DE LANÇAMENTO DE GUIMBAS EM CHAMINÉS DA BARRACDO JYUCU

Na primeira semana de junho tem acontecido no Brasil a Semana do Meio Ambiente. Nosso país procura fazer eco ao Dia Mundial do MA, 5 de junho, marcado pela ONU em 1972, com o propósito de lembrar aos governos mundiais a necessidade de medidas emergenciais contra a degradação do meio ambiente.

Somando esforços nesse sentido, na esperança de provocar uma reflexão sobre a atitude incoerente dos governos e na oportunidade do encerramento da vigésima quinta edição do Projeto A VALE, A VACA E A PENA ( http://www.galveas.com/a_vale_a_vaca_e_a_pena.htm ), o nosso ateliê promove:

 

V CAMPEONATO ABERTO DE LANÇAMENTO DE GUIMBAS EM CHAMINÉS

DATA, HORÁRIO E LOCAL DA COMPETIÇÃO:

Dia 6 de junho (domingo) às 16 horas. Ateliê Kleber Galvêas, Barra do Jucu, Vila Velha, ES – Brasil. Entrada Franca. Participação gratuita. Não existe arte sem público. Boa Sorte!

PRÊMIOS:

 http://guimbas em chaminés

1 – O concorrente, com maior número de acertos ganhará um fim de semana, com acompanhante, respirando ar puro em Pedra Azul, hospedado no HOTEL POUSADA ECO DA FLORESTA.

2 – Uma telinha com flores, pintada pelo Galvêas.

3 – Uma compota de jenipapo (excelente tônico para os pulmões, fruta nativa da América Latina, muito usada no tratamento da bronquite).

4- Um livreto com uma Ladainha de Congo, 56 versos, composta, cantada e publicada em 2003. A ladainha conta a trajetória do minério de ferro desde Minas até ser exportado por Tubarão. Refrão da ladainha: “Avoa tiriba avoa, do bico do gavião (bis). Todo passarinho voa só minha tiriba não. ”

5 – O livro “IDENTIDADE CAPIXABA”.

PROCEDIMENTO:

– Cada competidor (tabagista ou não) terá direito de lançar 3 guimbas de cigarros fornecidas por nós (padronizadas e obtidas de cigarros não fumados), tentando acertá-las dentro de três tubos, que representam as chaminés das principais siderúrgicas poluidoras do nosso litoral. Sairá vencedor quem obtiver o maior número de acertos.

Obs. As “chaminés” estarão a 3 m de distância do competidor.

INCOERÊNCIA

– Os governos investem agressivamente contra o tabagismo, vício sabidamente prejudicial à saúde, entretanto opcional e particular; mas são condescendentes com a poluição que é pública e prejudica a saúde de nós todos, pois não temos como evitá-la, nem existe tratamento para alguns de seus males, entre eles: silicossiderose, siderossilicose, silicose. https://www.infopedia.pt/…/termos-medicos/silicossiderose .

A poluição representa maior despesa para o SUS do que o tabagismo.

kleber-galveas-mascara
Kleber Galvêas

Kleber Galvêas, pintor (27) 3244 7115 www.galveas.com

FOTO de capa: KLEBINHO – Kleber Assis Galvêas, neto de Kleber Galvêas, vencedor do primeiro Campeonato de Lançamento de Guimbas em Chaminés.

 http://guimbas em chaminés

Luiz Trevisan: O paraíso possível – 01

Anderson Varejão revive idolatria no Cleveland Cavaliers – 01

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham