Por Luiz Claudio Vieira Lopes
Imetame: uma sugestão sócio-ambiental correta, inteligente, que atende aos anseios de toda a população do Norte do ES.
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari – Papo sério. Porque eles lançarão o empreendimento, mas em nenhum momento se mencionou um ramal ferroviário. Tudo o que foi divulgado até o momento passa ao longe pela sugestão do nosso colaborador Luiz Claudio Vieira Lopes.
E não tenham dúvidas: prenuncia-se uma tragédia gigantesca num futuro próximo, a não inclusão em tal projeto de um ramal ferroviário para substituir o caótico tráfego de caminhões que se instalará na região, se estendendo para milhares de presumiveis vítimas no intenso tráfego da temporada Verão (Oswaldo Oleari Oleare).
Porto da Imetame
Luiz Carlos Vieira Lopes
Este é assunto de extrema importância não somente para Coqueiral, mas para toda a Orla de Aracruz/ES, a 120 km ao norte da capital, Vitória: o importante Porto da Imetame.
Nada contra o empreendimento, pelo contrário.
Não tenho conhecimento se o mega empreendimento possui um plano para minimizar ou impedir o trânsito dos pesados caminhões que virão atender o intenso tráfego quando em pleno funcionamento.
Mas sem um ramal ferroviário para o porto, a partir do ramal do Portocel, com certeza estaremos expostos aos inevitáveis acidentes que o trânsito pesado provocará, além dos inúmeros danos às estradas.
A solução seria a construção de um ramal a partir da saída da pêra ferroviária existente no local para a movimentação de toda a carga que chegar ou sair do porto.
Se não construírem um ramal ferroviário ligando o porto do grupo Imetame ao ramal do Portocel, as estradas virarão um Inferno e haverá muitas mortes por acidente rodoviário.
Principalmente no Verão, quando as estradas estão lotadas de turistas rumo às praias do litoral de Aracruz – Barra do Sahy, um dos principais destinos; Coqueiral, Mar Azul, dos Padres, do Sauê, entroutras.
Nas imagens por satélite, vê-se a segunda com a linha branca ligando o ramal do Portocel a um novo ramal para o porto da Imetame. Se impantado, será reduzindo a praticamente zero o trânsito de caminhões, que, com certeza, causarão inúmeros acidentes principalmente, repito, no Verão!
Com a palavra, as autoridades constituídas e a empresa. Obs: linhas traçadas em captura de tela do Google Maps em um celular.
Imetame sem caminhões – Na imagem de satélite à direita vê-se melhor a pêra ferroviária e o sub ramal Pátio de Madeira da Suzano. Dessa pêra ferroviária saem os sub ramais do Pátio de Madeira e do Portocel. O ramal para o Porto Imetame seria um sub ramal do sub ramal.
Se esse ramal for construido, o Porto da Imetame estabelecerá conexão com Minas Gerais, Centro Oeste, Ferrovia Norte Sul, Vitória/ES, Vila Velha/ES e, futuramente, com Presidente Kennedy no extremo Sul do ES e Rio de Janeiro.
Tudo isso sem depender de rodovias e tráfego intenso de caminhões.
Delírio?
Don Oleari: no finalzim, Luiz Claudio me propõe um “delírio”, ao dizer:
– “Delirando um tiquim, como diz você, grupo Imetame pode até mesmo tomar a concessão da ferrovia pela região Serrana (abandonado pela FCA/Vale) até Cachoeiro de Itapemirim, de onde poderá trazer pedras ornamentais, cimento, calcário, etc.
Ou seja: a Imetame pode enveredar pelo transporte ferroviário e recuperar a malha entre Vila Velha, na região metropolitana de Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, no Sul do ES.
Luiz Claudio Vieira Lopes, bancário e empreendedor