Incaper comemora 65 anos com festa na Assembleia Legislativa | 18/11

Incaper

Incaper homenageado

A comissão de agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), realizou uma  Sessão Comemorativa em homenagem aos 65 anos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Diretores, pesquisadores, extensionistas e técnicos que atuam em todo o Estado do ES lotaram o plenário da Assembleia.

Deputada-Janete-de-Sa-2384.jpg
janete de sá

Incaper e sua importância para a economia do ES foi o foco da deputada Janete de Sá ao abrir a sessão em homenagem ao instituto:

“Esta sessão é uma homenagem ao trabalho que vocês realizam em nosso Estado, contribuindo com o crescimento da agricultura familiar, melhorando a produtividade, o modo de produzir, garantindo a qualidade dos alimentos que chegam à mesa de todos os capixabas. Nossa intenção é agradecer e divulgar o trabalho do Incaper para que a sociedade conheça o que é realizado e quem são os responsáveis pelos excelentes resultados obtidos em nosso ES”.

O Secretário de Agricultura, Paulo Foletto, demonstrou gratidão pela parceria que o Incaper tem com o governo para levar adiante o trabalho de pesquisa no Estado.

“O Incaper faz parte da história econômica, social e política do ES. Se o nosso Estado é referência nacional em equilíbrio econômico e social, isso se deve ao trabalho também do Incaper no auxílio aos agricultores no campo”.

Matheus Benincá, gerente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou que só a inovação é capaz de avançar no desenvolvimento, produzindo melhoria na vida das pessoas e isso o Incaper faz com maestria.

“O Instituto é uma das ferramentas mais importantes que o Estado tem diante do desafio que as mudanças climáticas têm provocado no mundo”.

Emocionado, Toninho da Emater, Diretor Presidente do Incaper, agradeceu aos servidores e a homenagem da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

“É um orgulho fazer parte dessa Instituição que trabalha com foco na agricultura capixaba, de norte a sul desse Estado. Durante a pandemia do Covid o trabalho do Instituto continuou garantindo o abastecimento das feiras e supermercados, mantendo a alimentação de qualidade da população e o equilíbrio necessário para a economia do ES. Depois de travar uma longa batalha contra o Covid e sobreviver, eu descobri que minha missão é continuar trabalhando a reestruturação e a valorização dos servidores do Incaper, essa instituição que eu aprendi a amar desde criança”.

A fala do diretor presidente foi aplaudida de pé pelos servidores e autoridades em plenário. Ao longo dos 65 anos de existência do incaper, inúmeras tecnologias foram desenvolvidas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e também o processo de produção dos alimentos.

A Pesquisa do Incaper executa atualmente 127 projetos com as principais temáticas nas áreas cafeicultura, fruticultura, agroecologia, desenvolvimento socioeconômico e outras.

O aniversário do Incaper também se vincula à Jornada Capixaba de Ciência e Inovação e a 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 23 a 25 de novembro, por articular ciência e tecnologia à qualidade de vida dos capixabas, com apoio à produção de alimentos seguros e saudáveis.

Com Nety Façanha

Editado por Don Oleari 

https://donoleari.com.br/

https://www.al.es.gov.br/Home

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham