Instituto de Pesquisa e Documentação Cariaciquense elegeu diretoria para novo mandato | 15/12

instituto de pesquisa

IPEDOC realiza eleição

ronaldo chagas vieira

AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente comunitário

 

o Instituto de Pesquisa e Documentação Cariaciquense (IPDOC) realizou neste dia 13 de dezembro de 2021,  eleição para nova diretoria em atendimento ao Estatuto Social.  O evento foi realizado na sede da entidade na rua Araras, 353, São Conrado, em Cariacica/ES.

Fui convidado pela Jornalista Orlandina Dalapicola, umas fundadoras do Instituto, para presidir o sufrágio, e mediar o debate, dando transparência ao processo sucessório.

Foram eleitos: Presidente, Orlandina Dalapícola; Vice Presidente, Claudia Fardin Delboni Hoffmann; Primeira Secretária, Nilceia Ribeiro de Oliveira; Primeira Tesoureira, Maria de Lourdes Dias de Vasconcelos; Segunda Tesouraria, Marcos Antonio Sperandio; Diretora Juridica; Gerusa Elena Zanolli Santos; Diretor Admistrativo,Carlos Nicolau Mendes de Miranda; Diretor Cultural, Ronaldo Sielemann Falqueto; Diretor de Patrimônio, Geovane José de Oliveira.

foto-ipedoc-1.jpegO Conselho Fiscal ficou com Valdecir Rosa Muniz, Welinghton Nascimento de Lima e Jose Nicolau Dal Col, como titulares, e Rui Xavier, Margarete Silva, Cleilton Gomes Filhos, como suplentes.

O IPEDOC é uma ONG registrada em 2006 que tem por finalidade trabalhar em favor da cultura do município de Cariacica. Segundo Orlandina Dalapicola, o instituto está reunindo informações e coletando dados para o acervo histórico municipal.

“O nosso trabalho tem o objetivo de registrar, resgatar, preservar e divulgar a memória histórica e cultural do município de Cariacica”, enfatizou Orlandina. Destacou ainda que o IPEDOC vem somar juntamente com outras instituições do poder público para que possa diminuir a carência desta área histórica.

No instituto também são realizados projetos de cunho sócio cultural e educativo sendo o primeiro deles o livro com o título: Cariacica Resumo Histórico, cuja obra é a primeira fonte impressa da história antiga do município até 1950.

O segundo projeto será no campo das artes plásticas, um quadro em olhos sobre tela do poder legislativo cariaciquense retratando o antigo plenário da Câmara Municipal de Cariacica, quando se localizava em Cariacica – Sede, desde o período de 1947 até 1978. Esta tela foi pintada pelo artista Assis, especialista em obras de resgate histórico.

Você sabia que Cariacica já teve porto? Foi na década de 1910. E que na década de 1960 existia uma Usina de Laticínios em Itacibá? Resgatar a história do município é um dos objetivos do IPEDOC.

A história da cidade começou pela Sede do Município. É interessante notar os fatos históricos de Cariacica não são conhecidos pelos próprios habitantes.  Eu percebo que os imigrantes procuraram saber mais do que os próprios nativos.

O Instituto de Pesquisas e Documentação Cariaciquense (IPEDOC) possui um rico acervo fotográfico, literaturas, objetos, utilitários, que podem ser visitados, mediante agendamento. O Livro Cariacica, de Omyr Leal Bezerra, pode ser adquirido no local.  Assim como Registro de Terras da Freguesia São João Batista de Cariacica, uma transcrição da escritora Margarete Silva, que me presenteou com um livro, que mostra os registros de terras, citando nomes dos proprietários.

Outra literatura interessante, “Sete Passos da Câmara Municipal de Cariacica”, onde a jornalista, escritora, e presidente do IPEDOC, Orlandina Dalapicola, descreve com relatos, documentos, inclusive cópia de atas, as mudanças nos endereços, as motivações e polêmicas que causaram.

A presidente do IPEDOC nasceu no município de Baixo Guandu, mas é uma cidadã cariaciquense, servidora pública estadual aposentada. Trabalhou na Superintendência Estadual de Comunicação e nos jornais O Diário, A Tribuna, Correio Popular, A Noticia, sempre focada no desenvolvimento cultural onde vive. Foi chefe de redação de revista e assessora de comunicação na câmara municipal.  Participa nos Conselhos de Cultura e Academia Cariaciquense de Letras.

O IPEDOC, é um entidade de suma importância no desenvolvimento da cidade de Cariacica, pois a preservação de nossa história é relevante. Quem ainda não teve o prazer em conhecer, sugiro que viste o local.

Editado por Don Oleari

https://donoleari.com.br/

Instituto de Pesquisa

Instituto de Pesquisa

Instituto de Pesquisa

https://www.cariacica.es.gov.br/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham