Capacitação gratuita em Inteligência Artificial é lançada para servidores estaduais

Compartilhe:

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

DA REDAÇÃO DON OLEARI PN

Secretário Bruno Lamas destaca compromisso da SECTI com a inovação e a qualificação do serviço público capixaba

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), liderada pelo secretário Bruno Lamas, lançou nesta terça-feira (27) a Trilha de Formação em Inteligência Artificial (IA), uma iniciativa inédita voltada exclusivamente para servidores de todos os poderes do Estado.

A ação integra o programa Qualificar ES Formação Avançada – Coursera e reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo com a modernização da gestão pública.

O lançamento ocorreu no auditório do Hub ES+, no Centro de Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

A trilha oferece cursos gratuitos em três níveis – básico, intermediário e avançado – organizados de forma a atender servidores com diferentes graus de familiaridade com o tema, promovendo o uso prático, ético e eficiente da IA no serviço público.

Para o secretário Bruno Lamas, a qualificação dos servidores é essencial para transformar o atendimento ao cidadão. “A inovação é prioridade para o Governo do Estado.

Preparar nossos servidores para utilizar ferramentas modernas é essencial para tornar o serviço público mais eficiente, ágil e inteligente. Com esta trilha, vamos ampliar o acesso à IA e torná-la uma aliada concreta da gestão pública”, afirmou.

A iniciativa pretende capacitar até 80 mil servidores, que já podem se inscrever por meio do site oficial do programa: formacaoavancada.universidades.es.gov.br/formacao-ia.

Durante o evento, o governador Renato Casagrande destacou o papel estratégico da IA na administração pública. “Mesmo sem ser especialista, sei que a Inteligência Artificial oferece inúmeras possibilidades.

Já a utilizamos em iniciativas como o Portal Inteligente ES.GOV, com a assistente virtual LIA, que facilita o acesso a mais de 250 serviços estaduais.

Com os cursos em diferentes níveis, vamos alcançar mais pessoas e aumentar a agilidade dos serviços públicos”, ressaltou.

A partir de setembro, a trilha será estendida a toda a população capixaba, democratizando ainda mais o acesso ao conhecimento em tecnologia e posicionando o Espírito Santo como referência nacional em inovação na gestão pública.

Inteligência Artificial

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham