Jabaeté
Coluna
AQUI
VILA VELHA
Jabaeté já dispõe de um Ecoponto para a comunidade processar materiais reclicláveis, realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Serviços Urbanos da PMVV, EDP e startup Coletando Soluções.
O prefeito Arnaldinho Borgo destaca a preocupação com a sustentabilidade e o compromisso da sua gestão com o meio ambiente, a geração de renda e a educação ambiental.
“O Ecoponto – afirma Arnaldinho – oferece às pessoas fazerem a separação de seus resíduos e ainda ter retorno financeiro, com geração de crédito para quem se cadastrar e trocar o lixo reciclável, de acordo com os itens que podem ser descartados. Isso gera uma conscientização ambiental em todas as comunidades”, disse o prefeito.
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, afirma que os Ecopontos contribuem para a saúde pública e para o meio ambiente.
“Os Ecopontos também estimulam o descarte correto; eliminam os pontos viciados de lixo; estimulam a reciclagem e contribuem com a ampliação da política de coleta seletiva do município”, destacou.
Para a moradora Alexandra Gomes o projeto veio na hora certa.
“Achei a iniciativa maravilhosa e vai ajudar bastante as famílias carentes da região 5. Estou muito satisfeita com o que a prefeitura vem fazendo em nossa comunidade”, disse.
Eunice Vieira, também moradora do bairro, considera o projeto excelente para a comunidade.
“Além de ajudar a retirar o lixo das ruas e praças, a gente também consegue ganhar um dinheirinho pra incentivar, né?”, finalizou.
Ecoponto Jabaeté
Ele está localizado próximo ao CRAS e em frente à Polícia Militar e recebe descartes recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro e metal. Moradores de Jabaeté e de bairros vizinhos se cadastram no Ecoponto para entregar os resíduos gerados em suas casas.
Todos os resíduos entregues são convertidos em reais a serem creditados em um cartão físico com a bandeira VISA. As integrantes do Projeto Tons de Amoras, organização voltada para mulheres, são as empreendedoras e operadoras do Ecoponto.
Além do ponto de coleta fixo, o projeto conta ainda com um triciclo elétrico para facilitar a mobilidade entre os bairros da região 5, aumentando assim a coleta de materiais. No segundo mês de funcionamento, o Ecoponto de Jabaeté passará a servir também como um local de trocas de lâmpadas, a fim de gerar maior eficiência energética e estimular a conscientização do consumo sustentável de energia elétrica.
Redação e Edição, Don Oleari
Com informações de Rodrigo Elias, da Assessoria de Imprensa PMVV