José Esmeraldo assina no União Brasil, fusão do DEM e PSL – 10/1

josé esmeraldo

José Esmeraldo no União Brasil

 IMG-20220108-WA0027-1.jpg

AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente comunitário – 

Com o colunista na foto, o líder comunitário Eclesiastes

Articulação teve participação de Nilson Teixeira, presidente do DEM em Cariacica/ES.

O deputado estadual José Esmeraldo se filiou ao partido União Brasil, resultado da fusão do PSL e do DEM, nunca concorrida solenidade,  reunindo muitas lideranças estaduais.  O evento foi realizado em seu escritório no bairro Bento Ferreira, em Vitória.

Ele assinou a ficha da agremiação partidária e seus aliados avaliam que ele vai em busca do seu sexto mandato na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Estive lá a convite de Nilson Teixeira, presidente do DEM em Cariacica, e secretário de agricultura na gestão Euclério Sampaio. Nilson Teixeira, exímio articulador político, foi uma peça importante na decisão do deputado José Esmeraldo se filiar ao União Brasil 44. Nilson tem capacidade de dialogo em todas as correntes políticas, visando sempre o melhor para o desenvolvimento do setor rural e econômico do município.

O ex-senador Ricardo Ferraço foi uma das grandes lideranças do DEM a marcar presença no grande encontro promovido por José Esmeraldo.

Vi por lá,  Wilon Junior,  liderança expressiva na região de Nova Rosa da Penha, e ainda os colegas servidores municipais Claudiano Batista, Daniel dos Santos, Gleison Silva Nicolau, e José Pinheiro dos Santos Filho. Também, prestigiou a reunião do deputado Esmeraldo o suplente de vereador Jean do Táxi.

Conversei com  o Gleisson Nicolau, que através de sua experiência na zona rural passou  ideias para melhorar a região, uma delas, que gostei muito, aproveitar a cachoeira de Mairicará para criar um parque.

O sub Secretário de Agricultura em Cariacica,  Jorge Rocha Cardoso, o ex vereador Jorjão, esteve prestigiando o evento.  Ao seu lado, Joel Gabriel Pevorano, que já foi presidente da Câmara Municipal de Cariacica, e 3 mandatos de vereador.

Ambos, se juntaram às autoridades, formando a mesa  com o ex senador Ricardo Ferraço.  Durante a fala de Nilson Teixeira, Ricardo Ferraço foi lançado candidato ao Senado, mas enfatizou que poderia ocupar a vaga de vice governador, numa estratégia para fortalecimento de chapa.

Por lá, também eu vi Marcelo  Endringer,  que recentemente assumiu a sub-secretária de Habitação em Cariacica.  Marcelo é competente e conhecedor das necessidades do desenvolvimento urbano.  Marcelo Endringer é do DEM, que está se juntando do PSL, formando o União Brasil 44.  Os convidados de Nilson Teixeira aproximavam os 10% do público presente.

Houve quem afirmasse que José Esmeraldo será o futuro prefeito de vitória. Muitas lideranças de expressão política, entre ex-vereadores, ex-prefeitos, suplentes no parlamento municipal e atuais parlamentares.  Conversei com o vereador Vilcimar Correa, do PDT de fundão, aliado do José Esmeraldo. Um edil capacitado e bem focado na política nacional.

Ronildo Andrade, suplente de vereador, juntamente com o ex-vereador José Santana, ambos de Nova Rosa da Penha reafirmaram seus apoios ao deputado José Esmeraldo.

Eclesiastes Cruz, servidor público, e liderança em Cariacica, esteve por lÁ. Recentemente, estive com ele na posse da diretoria da Associação de Moradores de Tucum, em Cariacica. O ex vereador de Cariacica Ozéias Lopes estava lá prestigiando o deputado José Esmeraldo.

Formação

José Esmeraldo de Freitas  é formado em Engenharia Civil, foi professor de Física na Escola Técnica do Espírito Santo e diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES). Na Prefeitura de Vitória atuou como chefe de gabinete, engenheiro regional e secretário municipal de Obras.

Foi eleito vereador por quatro vezes em Vitória (1982, 1988, 1992 e 1996). Está em seu quinto mandato como deputado estadual (1998, 2002, 2010 e 2016, assumindo como suplente, e 2018). No último pleito, obteve 19.835 votos.

Conheci o pai do deputado, Wilson Freitas, amigo pessoal do meu avó, João Vieira. Wilson Freitas, homem trabalhador, integro, prestativo na comunidade.  Tive o prazer por várias vezes de conversar com ele, aprendendo as histórias de nossa cidade, principalmente da zona rural.

No meu tempo de criança, no dia das eleições, eu presenciava o povo vindo do interior de Cariacica, para votar nas sessões eleitorais da Sede Municipal.  Antes de chegar ao local de votação davam uma passada na casa do Sr. Wilson para confirmar a “chapa” que tinha seu apoio.

Eram recepcionados com fartos café. Bom lembrar que as viagens eram em seus cavalos, poucos de carro, e a maioria caminhando os longos quilômetros na estrada.  Vários eleitores, após depositarem seus votos, passavam novamente na casa de Wilson Freitas para informar a confirmação dos votos dados aos candidatos preferidos.  Mesmo discreto, foi um empreendedor na economia rural e liderança política importante para Cariacica.

O mandato atuante na assembleia legislativa do Espírito Santo faz o seu gabinete estar presente na maioria dos municípios capixabas.

No vídeo com o presidente do DEM de Cariacica e secretaário municipal de Agricultura, Nilson Teixeira.

Através de emenda parlamentar no valor de R$ 188.400,00 para a compra de um caminhão hidráulico com carroceria de madeira para a Associação dos Agricultores Familiares de Águas Claras, em Muniz Freire, cumpriu o compromisso assumido com o Vereador Guri, com o Presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Águas Claras, Reginaldo Guimarães, e cm o líder comunitário Edilson Oaks.

José Esmeraldo

O deputado estadual destacou que a gestão atual tem sido sensível às necessidades da categoria dos agentes comunitários de saúde, uma vez que deu celeridade ao processo de aquisição dos equipamentos e trazendo agilidade ao atendimento à população.

Para o Secretário de Saúde de São Gabriel,  Valtamir Faroni, esse é mais um compromisso que a gestão em parceria com o deputado, concretiza a intenção de cada vez mais oferecer um serviço de saúde de qualidade aos munícipes.

Cariacica

Em sua terra natal, o Deputado José Esmeraldo esteve sempre presente. Defensor da agricultura, amigo pessoal do secretário Nilson Teixeira, coloca o gabinete à disposição para as demandas do setor.

No bairro Vera Cruz e Sede de Cariacica, ele levou academias populares, e  juntamente com Ronildo Andrade e José Santana buscou emenda parlamentar para beneficiar a localidade de  Pedrinha em Nova Rosa da Penha, onde sete ruas serão pavimentadas.

No evento de filiação, Esmeraldo fez questão de lembrar que nasceu em Cariacica, em uma casa próxima à igreja matriz.

https://donoleari.com.br/

https://dem.org.br/

Professor Rinaldo Pevidor anuncia matrículas

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham