Lágrimas de crocodilo
Alencar Garcia de Freitas, jornalista
O leitor deve estar observando que tenho preferido personagens do reino animal, não por falta de personagens do reino humano; estou preferindo os chamados irracionais por não considerá-los tanto como tais…
Há quem afirme que o crocodilo, como bom predador, abate e devora suas presas chorando de remorso (talvez por não haver feito isso antes).
Dizem os linguarudos que muitos do reino humano fazem o mesmo com as suas “vítimas”: depois de abatê-las sem dó nem piedade são os primeiros que chegam para apresentar seus sentimentos chorando lágrimas de crocodilo, talvez por não haverem contribuído para matá-las antes!
Confesso que não fiz nenhuma pesquisa para me certificar da veracidade ou não do comportamento desse animal; no entanto, no reino dos humanos comprovadamente isso tem sido veraz; o cara contribui para a morte do “amigo” e depois vai para a beira do caixão para discursar e chorar.
Acontece também nas melhores famílias: filho mata o pai e depois vai para a beira do caixão chorar, lamentando: eu não queria fazer isso com meu pai, meu melhor e maior “amigo”!
Alencar Garcia de Freitas é jornalista aposentado
Don Oleari Pesquisa
Segundo a explicação aceitável, o crocodilo comprime com muita força a sua vítima, de tal forma que essa forte compressão provoca supostas lágrimas – as lágrimas de crocodilo.