Laranja pera
COLUNA AQUI LINHARES –
Redação: Don Oleari |
A laranja pera é a segunda fruta do Programa de Fruticultura da Prefeitura de Linhares, em fase de expansão. Os produtores do Polo BR 101 vão cultivar a laranja da variedade pera IAC, além do limão tahiti. São cerca de de 1,1 mil mudas entregues aos produtores.
O produtor Josivan Vergna recebeu 550 mudas e os produtores Geraldo Ginelli e Tarcisio Teixeira do Nascimento 275 u nidades cada. Ao todo serão cultivados 2 hectares da fruta que. Estima-se que em 2 anos já se tenha uma boa primeira colheita.
Os três produtores aparecem na foto mostrando as mudas de laranja pera.
O produtor Josivan Vergna, de Baixo Quartel, está de olho no mercado:
“Ultimamente aumentou o consumo na nossa cidade e a expectativa é atender aos feirantes e supermercados, por exemplo. A laranja vem para agregar, para diversificar ainda mais a produção. Hoje entrego na cidade dee3 Linahres cana, abóbora, milho verde, aipim e limão. Nosso clima e topografia são bons para esses produtos, além da nossa logística e estradas também serem muito boas, o que facilita a entrega”, disse Josivan, que vai plantar 550 mudas.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, disse que o município está dando continuidade à segunda fase do programa com esse novo lote de mudas distribuídas .
“O Polo BR 101 Sul contempla os distritos de Rio Quartel e Desengano com o cultivo de citrus. Agora chega a laranja ao polo que já cultiva o limão. A laranja tem boa aceitação de mercado regional, onde várias empresas fazem o processam a fruta para a comercialização do suco. Osse potencial do mercado proporciona aos produtores mais oportunidades de diversificação da renda”.
Recentemente, a tangerina ponkan foi introduzida ao Polo Alto São Rafael, na região de São Judas, que já cultiva a uva.
Com informações da Assessoria de Comunicação PML
Laranja pera
Instituto Nacional de Metereologia alerta: chuvas, ventos fortes em 45 municípios do ES | 16/9