Lemonade
Coluna MÍDIA AO MOLHO
Don Oleari | Com informações e texto da equipe da produtora.
Com mudanças estruturais e criativas, produtora usou sua experiência de quase 20 anos no mercado audiovisual para se renovar e oferecer um serviço que atende todas as pontas de um processo de criação de campanha publicitária audiovisual para clientes da América Latina e Estados Unidos, como trabalhos realizados para grandes marcas, como Nestlé, Bayer, Honda, Multishow, Seara, Ford, Mercedes Benz.
Foto de capa: Luana Duller e Raphael Rodriguez, sócios da Lemonade
Foto: Evandro Bueno
Empresa do ramo audiovisual fundada em 2005, a produtora Lemonade já vivenciou e se adaptou a inúmeras transformações do mercado. Foi criada inicialmente para atender pequenas demandas de pós-produção voltada ao nicho Below the Line (BTL), que chegavam por intermédio das agências de publicidade.
Desde o ano passado, a produtora investe em um atendimento completo voltado ao conteúdo de marca e publicidade, visando atender diretamente as marcas, sem deixar de lado as demandas vindas por meio de agências de publicidade.
E os resultados vieram. Em seu currículo mais recente já constam trabalhos realizados para grandes marcas, como Nestlé, Bayer, Honda e Multishow. A mudança também resultou em números crescentes para a produtora: de 2021 para 2022 a empresa cresceu 339% em faturamento com 30% no aumento de clientes atendidos.
A expectativa para os próximos cinco anos é tornar-se referência em produtos audiovisuais feitos sob medida para os mais diversos formatos de mídia existentes hoje, com uma pegada criativa e econômica alinhada aos objetivos e estratégias de cada cliente.
Nova direção
A mudança no posicionamento e na oferta de seus produtos e serviços veio acompanhada de uma nova direção. Hoje a operação é liderada pelos sócios, Luana Duller e Raphael Rodriguez.
A produtora conta também com um braço em Miami, liderada pelo sócio-fundador Ricardo Hellbrugge, o que possibilita atender clientes em toda América Latina e nos Estados Unidos. Além disso, também faz parte do grupo um hub criado exclusivamente para atender as contas do varejo, lançado em 2022.
“Com a experiência de quase 20 anos no mercado audiovisual, conseguimos formar uma estrutura sólida, capaz de atender as demandas desde a sua concepção inicial, passando pelo roteiro, direção de arte, produção, pós-produção, até a entrega final do produto para o cliente. Para isso nossa equipe conta com profissionais que somam expertises nas áreas de atendimento, produção e direção”, explica Luana.
Atuando como Diretora de Novos Negócios e Produtora Executiva, Luana integrou o time da Lemonade em 2018. Sua missão é modernizar a produtora e aumentar o escopo do trabalho realizado pela empresa. O marco desta mudança foi o lançamento do vídeo “The Intern Glory”, em 2019. A campanha foi criada para convidar novos profissionais a enviarem seus roteiros criativos e mostrar como é possível produzi-los de maneira inteligente, econômica e criativa, feita por uma nova geração de diretores parceiros sem perder nada em qualidade e resultados.
O vídeo mostra a batalha de um estagiário para aprovar seu primeiro roteiro de um filme com o diretor de criação. A cada rejeição de ideia, o personagem morre um pouco e se transforma em uma nova versão.
“Queremos mostrar que aqui, toda ideia é válida. Elas sempre se complementam para serem transformadas em campanhas fora da caixa e que dialoguem com os novos formatos audiovisuais que surgiram nos últimos anos”, destaca Luana. Clique aqui e assista ao vídeo.
Bom resultado e novos desafios
O burburinho gerado pela Lemonade na época do lançamento do filme foi grande, porém seu fluxo foi interrompido no começo de 2020 devido a uma situação que conhecemos bem: a pandemia global de Covid-19. Mas como se transformar e se reinventar já está no DNA desta atual direção da Lemonade, o período funcionou como um grande aprendizado para que, hoje, a produtora estivesse preparada para alçar voos mais altos.
Pandemia e o começo da transformação
Em março de 2020 a OMS caracterizou a Covid-19 como uma pandemia global. Como consequência, as filmagens passaram a ter restrições gravíssimas. Este fato afetou muitas empresas do mercado. Dados da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) indicaram queda de 14% no volume de obras publicitárias e a redução no orçamento chegou a impactar 99% das produtoras.
Com um cenário desfavorável, a única saída para transformar o negócio no momento foi trabalhar com produções econômicas e equipes enxutas. Isso supriu uma boa parte das demandas vindas de agências de publicidade, que mesmo com todos os desafios enfrentados na época precisavam entregar produtos audiovisuais para cumprir contrato com seus clientes.
Mas o que parecia ser uma tragédia anunciada no mercado audiovisual, acabou se transformando em grande oportunidade para a Lemonade.
Trabalhos realizados nesta época para agências como F.Biz, WmCCANN, RED, Leo Burnett, Ogilvy Brasil, Mutato, GTB Brasil, OLIVER e MOMA deram a visibilidade necessária para que pudessem retomar os trabalhos com mais força, mostrando ao mercado o potencial de uma produtora criativa, com foco tanto na parte criativa quanto no atendimento completo às necessidades dos clientes.
“Entendemos esse crescimento como um reflexo de nosso trabalho executado desde a parte operacional, começando pelo atendimento e a concepção do projeto alinhado às necessidades do cliente, passando pela área criativa, que resolve os problemas de maneira assertiva e econômica, e finalizando com os processos de produção até a entrega de um produto com alta qualidade. Com todos esses ingredientes em mãos, podemos abraçar o cliente em sua totalidade e abraçar todas as etapas que envolvem uma campanha publicitária audiovisual”, finaliza Raphael, que além de sócio da Lemonade é também o Produtor Executivo e Diretor de Cena.
Lemonade
A Lemonade é uma empresa global que produz conteúdo audiovisual para grandes agências e marcas no mercado nacional e internacional. Nascemos com a missão de produzir conteúdos de qualidade, com agilidade e a preços competitivos, feitos para uma era movida pelo mundo digital. Para isso temos uma equipe alinhada aos nossos pilares internos, que são: bom atendimento, inteligência de produção e criatividade. Siga-nos no instagram: @lemonade.filmes
Luana Duller
Luana Duller iniciou sua trajetória no audiovisual há 15 anos, como recepcionista em uma produtora. Depois trabalhou como copista na ilha de edição, e aproveitou todas as oportunidades de crescimento até firmar sua carreira no atendimento. Em sua trajetória, atendeu com excelência grandes marcas do varejo, como C&C, Marabraz e ETNA.
Chegou na Lemonade em 2018 e quase dobrou o fluxo de produção, ao trazer clientes que já reconheciam e gostavam de seu trabalho. Pelo crescimento exponencial, recebeu a oferta de sociedade com a missão de liderar um time in-house e melhorar os processos da produtora. Hoje atende grandes marcas do mercado, como Honda, Jeep, Nestlé, e tem relacionamentos firmes em agências como Publicis, Fbiz, McCann Health (Brasil e US), Ogilvy e Mutato.
Raphael Rodriguez
Raphael Rodriguez está no audiovisual desde 2007. Formado em Publicidade e nascido em Santos, iniciou sua carreira na pós-produção como editor. Ao longo dos anos passou por todas as áreas de uma produtora. Também cursou Direção de Fotografia na AIC, onde iniciou uma fase na direção de pequenos projetos da produtora.
Sua criatividade e inquietude o levou para direção de cena, onde atuou não só na direção mas também na concepção e criação dos projetos. Bayer, Mercedes Benz, Ford, Honda, Seara, Danone, KITKAT e MULTISHOW são alguns dos seus projetos mais recentes.Profissional completo, hoje como Sócio, Produtor Executivo e Diretor de Cena, cria projetos incríveis para o Digital com qualidade e agilidade, claro que ele deve tudo isso ao seu sol em Capricórnio.
Editado por Don Oleari
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