Projeto Vida da Escola Leonardo Da Vinci desenvolve competências socioemocionais | 9/7

Leonardo Da Vinci

Por serem consideradas tão importantes quanto as competências cognitivas, além de complementares, habilidades como solidariedade, pensamento crítico, organização, ética e cidadania são trabalhadas em sala de aula na disciplina Projeto de Vida.

Foi-se o tempo em que o papel da escola era trabalhar somente os aspectos cognitivos e os conteúdos tradicionais curriculares. Com as novas exigências do mundo moderno e o entendimento mais amplo da importância das competências socioemocionais até para aprender melhor, o desenvolvimento de habilidades como solidariedade, pensamento crítico, responsabilidade, comunicação, autonomia, perseverança, colaboração, criatividade, empatia, organização, ética social, cidadania e proatividade invade as salas de aula.

Leonardo da Vinci

No Centro Educacional Leonardo da Vinci, essa área é trabalhada com mais ênfase na disciplina Projeto de Vida, ministrada do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O conteúdo engloba os quatro pilares estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que recomenda o desenvolvimento durante o período escolar de competências como aprender a conviver, fazer, conhecer e ser.

Leonardo Da VinciDe acordo com a orientadora educacional do Ensino Fundamental II da escola, Valéria Merçon Assad, o objetivo é estimular e fortalecer o amadurecimento dos alunos para o alcance de uma vida social ativa, feliz e com realizações nos âmbitos profissional e pessoal.

– “As habilidades socioemocionais referem-se à intensificação dos processos de reflexão e compreensão sobre como nos sentimos. Contribui para o planejamento e a conquista de objetivos pessoais, fomenta os processos de resiliência e amadurecimento emocional e pessoal, e desenvolve a capacidade de tomar decisões e defendê-las com assertividade”, explica Valéria.

A orientadora ainda afirma que as habilidades socioemocionais auxiliam diretamente no aprendizado das habilidades cognitivas que são avaliadas pelo conhecimento acadêmico, já que esse aprendizado estimula a bagagem cultural, a criatividade e o pensamento crítico, o que pode contribuir para que os alunos aprendam as outras disciplinas de forma mais produtiva.

Para trabalhar esses valores com os alunos de forma prática e envolvente, a metodologia da disciplina consiste em um projeto colaborativo e são utilizadas ferramentas como filmes, jogos, dinâmicas como a roleta das emoções, entre outras atividades, incluindo recursos tecnológicos como Trello, Padlet, One Drive, Google Forms e editores de vídeos.

Com Denise Klein

[email protected]

Leonardo da Vinci

https://donoleari.com.br/artes-viena-rosindo-torres-sheila/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham