Limpeza Urbana
COLUNA AQUI ARACRUZ | NORTE DO ES
CUNHA JR
A Prefeitura de Aracruz está avançando de forma significativa na modernização dos serviços públicos com a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão administrativa dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana.
A iniciativa é liderada pela Secretaria de Planejamento (Sempla), em colaboração com as Secretarias de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente (Semam).
O objetivo é otimizar e tornar mais eficientes a gestão e a prestação desses serviços à população.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), por meio do Programa ES Inteligente.
A assessoria técnica é do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), que realiza os estudos de viabilidade e a modelagem contratual.
Nas próximas fases, será realizada uma Consulta Pública, onde a sociedade, especialistas e demais interessados poderão analisar os estudos e documentos do projeto, além de apresentar sugestões, dúvidas ou críticas construtivas.
VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nesta quinta-feira (26) na Câmara Municipal
Nesta quinta-feira, 26 de outubro, acontece a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Aracruz, um evento fundamental para promover o diálogo e a construção de políticas públicas mais eficazes voltadas à pessoa idosa no município.
A conferência ocorrerá na Câmara Municipal de Aracruz, das 8h às 18h.
Organizada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a conferência tem como objetivo discutir questões essenciais para a proteção integral da pessoa idosa, conforme o Artigo 10 da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).
O tema central deste ano será: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A programação inclui apresentações culturais, uma palestra magna com Mariana Motta Tessarolo, debates sobre temas relevantes para o público idoso e a eleição dos delegados para representar o município.
Inscrições:
Interessados em participar da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa podem realizar a inscrição por meio do QR Code abaixo ou no próprio dia do evento.
Representantes de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva se reúnem para discutir pavimentação da estrada rural de Santa Maria
No último sábado, 21, moradores da localidade de Santa Maria, na zona rural de Aracruz, participaram de uma importante reunião com representantes do Estado e das prefeituras de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva.
O principal tema do encontro foi a solicitação da comunidade para a pavimentação da estrada vicinal que liga as três cidades e passa pela região.
A reunião contou com a presença de cerca de 200 produtores rurais, vereadores, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, os prefeitos de Ibiraçu, Duda Zanotti, e de João Neiva, Micula, além do secretário de Agricultura do Estado, Ênio Bergoli.
Durante o encontro, foi abordada a execução da pavimentação da estrada, uma obra considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e para a melhoria da mobilidade dos moradores.
A pavimentação será realizada de forma cooperativa entre os municípios e o Governo do Estado.
O projeto “Caminhos do Campo” é o impulsionador da obra, abrangendo a comunidade de Goiabas, Santa Maria, até o viaduto de João Neiva, ao longo de um percurso de 17 km.
Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinarem bezerras de 3 a 8 meses
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) de Aracruz, orienta os produtores rurais do município sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a brucelose em todas as bezerras bovinas e bubalinas com idades entre 3 e 8 meses.
Além disso, é necessário que o produtor declare a imunização do animal junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) de Aracruz.
A brucelose, doença provocada pelas bactérias do gênero Brucella, afeta bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais.
Pode ser transmitida aos seres humanos por meio do contato com animais infectados ou pelo consumo de produtos de origem animal não inspecionados, como carnes e leite, especialmente os lácteos não pasteurizados.
A vacinação
A imunização deve ser realizada exclusivamente por médico-veterinário cadastrado no Idaf ou por vacinador sob supervisão de um veterinário. A lista dos profissionais cadastrados no Estado pode ser acessada CLICANDO AQUI.
Comprovação
Após a vacinação, o produtor deverá comprovar a realização do procedimento no Idaf, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), no prazo de até três dias consecutivos.
A não comprovação da vacinação poderá resultar em penalidades para o produtor e para o médico-veterinário responsável.
Penalidades
Produtores que não cumprirem a exigência de vacinação estarão sujeitos a penalidades previstas na Lei Estadual Nº 5.736.
As punições incluem multa, proibição de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte de seus animais e a obrigação de vacinar as bezerras que não foram imunizadas.
Limpeza Urbana
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias