Maio Amarelo
O tema “Nossas escolhas salvam vidas” reúne ações de educação para o trânsito para diminuir índice de mortes e feridos no trânsito.A Polícia Rodoviária Federal lança nesta sexta-feira (5) a campanha Maio Amarelo 2023 nas rodovias federais do ES.
O ato será durante ação educativa na BR 101, Km 251, em frente ao Posto da PRF, em Serra/ES, na Grande Vitória, de 8 às 12 horas.A campanha busca conscientizar a população para redução de acidentes de trânsito. Com o tema neste ano “No trânsito, escolha a vida”, o movimento foi criado com a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes de trânsito.
O evento contará com abordagens educativas, utilização do simulador de impacto e óculos simulador de embriaguez. Os agentes realizarão ações preventivas objetivando mudança no comportamento no trânsito, com dicas e informações sobre cuidados durante a direção veicular, e com a saúde física e emocional para os participantes do evento.
Dados da PRF mostram que 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 no Brasil tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas.
Entre essas escolhas, estão ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito. Com isso, ações estão sendo realizadas para coibir, educar e conscientizar a todos sobre a importância de um trânsito mais seguro.
O Superintendente da PRF no ES, inspetor Wermeson Pestana, fala sobre a campanha que está completando 10 anos:
“O movimento internacional, que está completando 10 anos de campanha, busca tornar condutores e pedestres responsáveis por um trânsito mais seguro, missão diretamente ligada ao trabalho diário dos agentes da PRF, sendo muito importante para exercer no cidadão atos de reflexão para a cidadania”.
Movimento mundial
O Maio Amarelo é um movimento mundial que nasceu em 2014 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os perigos e o alto índice de mortos e feridos no trânsito, bem como orientar sobre ações de segurança e prevenção. Neste ano, o movimento completa 10 anos de atenção pela vida.
O mês de maio foi escolhido para ser referência mundial para o balanço das ações em função da data que a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.