Manato
COLUNA
PANO DE FUNDO –
Don Oleari, radialista, jornalista, publicitário
O jornal Novo Tempo anunciou a saída do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos da Rede Sustentabilidade para apoiar o candidato a governador Carlos Manato (PL).
Audifax foi o quarto colocado no primeiro turno na disputa para governador do Espírito Santo. Rede Sustentabilidade optou por apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Audifax chega ao grupo depois de Guerino Zanon, ex-prefeito de Linhares, que tinha um pré-acordo para apoiar o desafiante de Casagrande, caso não chegasse ao segundo turno.
O terceiro candidato a apoiar o candidato do PL é o professor Aridelmo Teixeira, do Partido Novo, um bom quadro profissional em qualquer governo.
“Secretariáveis”
Na foto, outro campeão de votos, o deputado Capitão Assumção, que catou 99 mil votos, sendo o segundo mais votado do ES depois do ex-prefeito de Colatina, nossa terra, Sergio Meneguelli. Assumção teve quase quatro vezes mais votos do que teve em 2018.
Segundo um consultor da coluna, forma-se um cenário curioso, pois todos os três ex-candidatos são “secretariáveis”. Guerino poderá ir para um cargo importante na formulação de programas de governo, graças à sua vasta experiência depois de cinco mandatos de prefeito de Linhares, ao Norte do ES.
Audifaz iria para algum cargo na área de Administração. O professor Aridelmo Teixeira, da mesma forma, reconhecido formulador de propostas para modernizar a gestão pública, poderia ser aproveitado na área fazendária, calçado no que é considerado um bom trabalho feito na Prefeitura de Vitória até sair para disputar a eleição.
O Tenente Assis, um dos coordenadores da campanha do candidato Manato, poderá ser um nome forte para a área de Segurança Pública, segundo fontes ligadas ao PL, partido de Manato.
Presidente no ES
Nos meios políticos especula-se sobre a vinda do Presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição em disputa do segundo turno, ao Espírito Santo para impulsionar seu aliado, que obteve mais de 800 mil votos no primeiro turno. Um analista político não militante avalia que Bolsonaro, vencedor do primeiro turno no ES, pode ser um trunfo importante para o desafiante de Renato Casagrande.
Republicanos
“Errou feio”, diz esse mesmo analista sobre o Partido Republicanos, referindo-se à “rasteira” que o partido deu no ex-prefeito de Colatina, nossa terra, Sergio Meneguelli, ao retirá-lo da candidatura a Senador. Meneguelli poderia ter enfrentado de igual para igualo vencedor da eleição Magno Malta, diz esse observador político, nosso colaborador.
– “Meneguelli puxou vários candidatos para a Assembleia Legislativa, alguns dos quais possivelmente não teriam chegado lá, não fosse a grande votação do ex-prefeito Colatinense”, comenta.
Ele acrescenta que, pelo mesmo raciocínio, se Meneguelli tivesse sido candidato a Deputado Federal, teria levado mais gente com ele e hoje a bancada poderia estar bem diferente daquela que se formou, completa nossso colaborador.
Aguarde-se outros capítulos porque, pelo que corre na cena política, o agora mais votado deputado estadual do ES Sergio Meneguelli tá com a “rasteira” atravessada na goela e possivelmente vai ter cobrança proximamente.
Não deu para Majeski
Quem sempre acompanhou o trabalho sério, orgânico, consistente, do deputado estadual Sergio Majeski, quinenqui nossa equipe do Portal Don Oleari – www.donoleari.com.br – se desiludiu com sua não eleição para a Câmara Federal. Certamente, Majeski poderia ampliar sua longa jornada a favor da educação, do magistério, de melhores condições de trabalho e de modernização de ferramentas inerentes ao meio.
Analista político colaborador da coluna valia que o PSDB, um partido quase em extinção depois do primeiro turno das eleições, não foi uma boa alternativa para o eficiente deputado estadual. Experiente, com 30 anos de atuação como educador, Majeski poderia ser um bom Secretário de Educação em qualquer governo.
O trabalho de Majeski transcende, está acima de partidos ou grupelhos políticos. É o servidor de uma relevante causa, a educação, primordial para tirar o Brasil Varonil Céu de Anil do atraso e da incompetência (Don Oleari).
https://www.instagram.com/donoleare/
Manato
César Albenes: Políticas Públicas como respostas aos Problemas Sociais | 6/10