Servidora Maria Rodrigues é homenageada por vereador Lei, que se reuniu com Euclério | Ademir Marins pede melhorias para V. Merlo | Professor Rinaldo: formação de professores | 11/8

maria rodrigues
maria rodrigues
Maria Rodrigues com nosso colunista Ronaldo Chagas Vieira

Vereador homenageia servidora Maria Rodrigues 

 

Coluna AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente Comunitário

[email protected]

Maria Rodrigues – O Vereador Lei do projeto esperança(DEM), usando suas prerrogativas, presta homenagem a uma eficaz servidora, lotada na Secretaria de Serviços, que exerce as atividades na manutenção da praça Marechal Deododo da Fonseca, em Cariacica/ES.

O Servidor Público é fundamental para o bom funcionamento da

 FB_IMG_1628542012086.jpg
Praça Marechal Deodoro da Fonseca

administração pública.  O desempenho exemplar de cada servidor torna a gestão pública cada vez mais eficiente, gerando satisfação perante a população.

Valorizar o servidor é estar comprometido com a excelência no atendimento às demandas que a sociedade espera e merece receber.

Ostentar reconhecimento e gratidão a esta  servidora, que vem a cada dia desempenhando com muita eficiência um ótimo trabalho junto à comunidade, sendo merecedora do respeito, e consideração.

 FB_IMG_1628541924041.jpgSeria impossível falar da servidora pública, sem citar sua dedicação e perseverança. É sempre bom lembrar a função nobre que têm aqueles que trabalham no serviço público e que lidam, não só com o que é do governo, mas com o que é de todas as pessoas da comunidade.

Maria Rodrigues

Maria Rodrigues, servidora da Prefeitura Municipal de Cariacica, nasceu na Zona Rural, no dia 5 de Outubro de 1946,  este ano corrente, completará 75 anos de idade, e compulsoriamente encerrará suas atividades no serviço público, no cumprimento da Carta Magna e Leis complementares, ao regimento das atividades laborais.

Dona Maria, começou a trabalhar bem novinha, como é de costume lá na roça. Embora, tenha o porte físico mais magro, baixa, não tinha medo de trabalho.  Cortava banana, colhia café, até corria atrás do gado. Tudo em busca do sustento.

 maria-rodrigues-na-praca-1.jpeg
maria rodrigues

No inicio dos anos 80, foi convidada a trabalhar de empregada doméstica na casa de empresários da banana na Sede de Cariacica. Por lá ficou alguns anos, até ser admitida na prefeitura de Cariacica, na gestão do prefeito Nilton Melo.

Já acostumado ao trabalho duro, exerceu com dignidade e eficácia sua atividade na limpeza publica. Dona Maria hoje cuida sozinha da gigante praça Marechal Deodoro da Fonseca, na Sede do município.

Com muito zelo e respeito aos munícipes que ali passam, ela ainda instrui a manter a conservação, pedindo para evitar jogar o lixo em locais impróprios, e fica brava, quando alguém coloca o pé nos bancos.

Dona Maria tem 4 filhas, 5 netos e 3 bisnetos. Está lamentando ter que deixar o trabalho, que ama fazer. Ainda me disse: “quem sabe, a Lei Muda antes de 5 de outubro, e poderei ficar trabalhando”.

Os anos de serviços prestados ao município fazem desta servidora uma heroína que dentro da simplicidade criou praticamente sozinha as filhas, que são pessoas dignas, respeitadas na comunidade local.  Dona Maria é muito querida pelos colegas de trabalho, bem como pelos moradores da região.

vereador-lei-com-prefeito.jpg
vereador lei com prefeito
FB_IMG_1628539922534.jpg
vereador lei

Mandato presente

O gabinete do vereador tem se esforçado para levar benefícios às comunidades. Recentemente,   novas lâmpadas de LED já iluminam as ruas de Presidente Médici.  Um bairro mais claro vai, aos poucos, tomando forma e trazendo mais segurança e satisfação para os moradores do bairro.

Já foram substituídas quase 200 luminárias de vapor de sódio pelas modernas lâmpadas de LED em vários pontos da região.

– “A ação é uma solicitação do nosso mandato ao prefeito Euclerio Sampaio que não tem medido esforços para melhorar a infraestrutura e dar mais qualidade de vida aos munícipes”, afirmou o vereador Lei..

Após 16 anos de espera, finalmente os moradores do Morro do Sesi, em Porto de Santana, poderão desfrutar de uma Praça totalmente revitalizada e reformada. Mangue Seco está recebendo melhorias.

O vereador Lei é aliado do prefeito Euclério Sampaio, trabalha com dedicação, buscando o melhor para o município.

Natal das Luzes na Sede de Cariacica

 reuniao-gransede.jpg
reunião do gransede com prefeito

arvone-natal.jpgES DO ANEXO arvone-natal.jpgO Grupo Gransede se reuniu com o prefeito Euclério Sampaio, para discutir a realização do “Natal Sede de Luzes”, numa propensa parceria entre o poder público, empresários locais, coordenados pelo Gramsede – um grupo de amigos, independentes, apolíticos, que agem em parceria com a Paróquia São João Batista, em busca de melhorais para localidade.

Na reunião, Arnaldo Siqueira explanou o projeto, acatado pelo prefeito, que indicou o Secretário de Serviços, Marcos Aranda, para acompanhar os trabalhos técnicos de organização.

Euclério Sampaio garantiu apoio ao evento. Ano passado não foi possível realizar, entretanto em 2019 foi um sucesso. Segundo visitantes, ficou a praça mais bonita do Espírito Santo.

Ficou acordado que a realização do planejado vai depender do resultados emitidos de casos de Covid 19. Caso voltem a crescer, a execução será reavaliada.

Projeto revoluciona alfabetização

A comunicação  por meio da leitura é um fenômeno tipicamente humano, que, durante seu processo evolutivo, desenvolve a comunicabilidade por meio de códigos e símbolos construídos socialmente.

Nos processos sociais e culturais, que se consolidam por meio das inter-relações, as pessoas se apropriam dos conceitos e valores da sociedade na qual estão inseridas, adquirindo conhecimentos que os tornam efetivamente cidadãos.

A Prefeitura de Cariacica, através da Secretária Municipal de Educação, apresenta o programa  “ALFABETIZA – AÇÃO CARIACICA”. Um curso de alfabetização para adultos com 55 anos ou mais de idade, que não tiveram acesso à escolarização na idade considerada própria. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania.

O objetivo é proporcionar aos munícipes de Cariacica momentos de práticas sistemáticas e sustentadas de auto educação, capazes de proporcionar o apoderamento e o desenvolvimento da leitura escrita.

A implementação do programa  será por meio de sua metodologia social, com foco na busca constante de parcerias e diálogos com as comunidades, principalmente a sociedade civil organizada na busca ativa criando  condições práticas para mobilização de todos, no combate ao analfabetismo.

O curso será oferecido nas salas ociosas da rede municipal, bem como em locais cedidos pelos parceiros da comunidade, preferencialmente no turno diurno. Matrículas podem ser feitas no linki bit.ly/alfabetizaacaocariacica

Coordenação de Educação de Jovens e Adultos: 27 – 3354-5783 | [email protected]

 FB_IMG_1628542382695-1.jpg
professor  rinaldo pevidor pereira

MESTRE E DOUTOR EM EDUCAÇÃO

O professor Rinaldo Pevidor Pereira é Dr. em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Possui como linha de pesquisa a Etnomatemática com ênfase em jogos africanos, em especial os jogos Mancalas.

Tem atuado como coordenador do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) , professor de matemática no Ensino Fundamental II e na formação de professores tendo por base os pressupostos das Metodologias Ativas. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Castelo Branco e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC Rio.

A utilização de jogos africanos em sua prática de sala de aula proporcionou uma mudança de postura em relação ao aprender e reaprender a dar aulas de matemática. Aquele professor de cunho tradicional de ensino foi gradativamente se transformando, reinventando, construindo novas práticas pedagógicas que proporcionaram um novo paradigma de ensino pautado em aulas dinâmicas e participativas na qual o estudante se configura como protagonista do processo de construção de conhecimentos.

O Prêmio é uma iniciativa da SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA que visa identificar, reconhecer e valorizar professores docentes de Ciências e Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, das redes públicas no  Espírito Santo e Rio de Janeiro, que desenvolvem Experiências Educativas inovadoras e de qualidade, junto aos seus alunos, estimulando o interesse científico.

O projeto intitulado “O jogo africano Mancala e o ensino de matemática em face da Lei 10. 6369/03”, desenvolvido na EMEF Manoel Mello Sobrinho da rede municipal de Cariacica e EMEF Heloisa Abreu Júdice de Mattos da rede municipal de Vitória, foi o vencedor na categoria Ensino Fundamental II no campo da Matemática. O trabalho discorre sobre a utilização do jogo Awalé, uma das variações de jogos Mancala, como metodologia de ensino para a construção de conhecimentos no campo da matemática, ensino de história e cultura afro-brasileira.

VENCEDOR DO PRÊMIO SHELL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Segundo o professor, o prêmio teve um impacto relevante tanto no reconhecimento quanto para a divulgação de uma pesquisa de cunho Etnomatemática na educação científica. Ainda, de acordo com Rinaldo, ganhar o prêmio, a viagem educativa para Londres, a formação em STEM Education, contribuíram para o seu crescimento profissional, aumento da autoconfiança e auto-estemas dos estudantes em relação a aprendizagem matemática e a nossa cultura afro-brasileira.

O aumento no rendimento escolar foi observado na execução das atividades de sala de aula e nas avaliações. De acordo com o professor Rinaldo, o prêmio também proporcionou a oportunidade para compartilhar o seu trabalho, que tem o aporte da Etnomatemática, em diversos países, como Reino Unido e Brasil.

Amovim leva reivindições ao prefeito

ademir-cabelinho.jpg
Ademir Martins e prefeito Euclério Sampaio

Ademir Marins, o Cabelinho, presidente da Associação de Moradores de Vila Merlo (Amovim), se reuniu com o prefeito Euclério Sampaio para apresentar solicitações de melhorias no bairro.

O prefeito se comprometeu a analisar com carinho todas as reivindicações apresentadas. Imediatamente determinou a tramitação legal  para a mudança no atendimento do CRAS. Antes atendido por Nova Rosa da Penha, por questão de logística e mobilidade urbana, passa para o bairro Campo Verde.

Quanto  limpeza das ruas, troca de lâmpadas por Led, só falta programar.  A pavimentação de diversas ruas também será avaliada, ssim como o término da obra da praça do bairro, inaugurada há 4 anos, ma não foi finalizada.

Um pedido importante foi o da rua das igrejas, onde passam os ônibus. Apesar de ser um logradouro extenso,por onde passa o Transcol, Euclério disse que vai avaliar a possibilidade de execução.

 jean-do-taxi-e-outros-ronaldo.jpgO presidente Ademir também pediu auxilio para a capela mortuária.

 

À direita, Jean do Táxi, Coordenador de Fiscalização e Transporte; Luisinho da Comunidade, multifuncional da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente Comunitário em Cariacica/ES

[email protected]

 

https://donoleari.com.br/receitas-da-anette-musso-pdo-don-oleari/

 

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

maria rodrigues

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham