Você já teve medo de perguntar?

Medo
gabriel-3.jpg
gabriel renaud

Medo

 

Por Gabriel Renaud

 

 

Quais assuntos você vai encontrar neste texto:

  • Boas perguntas ajudam na escrita.
  • As “perguntas certas” nos ajudam a fazer escolhas melhores.
  • Quanto mais clareza você tiver mais potente é sua mensagem

Uma ótima leitura!

 

Muitas vezes valorizamos as respostas e rebaixamos as perguntas.

Se alguém tem uma dúvida, quer entender melhor algo ou enxergar um outro ponto de vista… deve perguntar.

Contudo, desde a infância somos ensinados que os inteligentes respondem certo e os que possuem dificuldade de aprendizado perguntam.

Uma cultura que vai na contramão da filosofia e da reflexão. Parece algo incoerente, já que os considerados mais sábios da história, como Sócrates e Platão, faziam muitos questionamentos.

O fato é que a vergonha ou o medo do julgamento alheio nos impede, em certas circunstâncias, de questionar.

Entretanto, para fazer boas escolhas precisamos ter clareza dos próximos passos até o objetivo.

Sejamos sinceros, para se fazer boas perguntas é necessário entender um pouco do assunto e ter uma finalidade, um objetivo claro.

E quando fazemos “perguntas certas” aumentamos a consciência em relação às decisões que tomamos.

Na escrita é importante fazer algumas perguntas antes de começar a colocar as palavras no papel (no meu caso no computador).

Tente resumir em uma frase a resposta para esta pergunta:

Qual a mensagem você quer transmitir?

Esse é um ponto muito importante.

Vamos aplicar essa teoria agora mesmo.

No caso desse texto que escrevo agora a resposta é:

Aprender a fazer as perguntas certas para identificar o melhor caminho até seu objetivo.

Depois dessa primeira resposta é importante indagar:

Quais são os pontos essenciais dessa mensagem?

Eu consigo organizar esses pontos em até 3 etapas?

Abrindo um parêntese: Carmine Gallo analisou os palestrantes do TED e identificou que a grande maioria deles dividia a mensagem principal em 3 etapas.

Para entender melhor essa estratégia leia o livro: “TED: Falar, convencer, emocionar”.

Aplicando o que disse até agora nesse texto, as 3 etapas seriam:

1- Faça perguntas até ter clareza da mensagem que você quer transmitir.

2 – Resuma essa mensagem em uma frase.

3- Desenvolva o texto dividindo a ideia principal em etapas, preferencialmente em 3.

A questão agora é:

Como aprender a fazer perguntas?

Sinceramente, não tenho uma receita pronta, uma resposta única.

Mas sugiro um caminho… torne natural buscar constantemente compreender o que ocorre ao seu redor.

Para colocar isso em prática, faça perguntas, reflita e aplique o que concluiu.

Experimente também outros caminhos, não limite suas possibilidades.

Espero que essas linhas sejam úteis, te ajudando a escrever e fazer perguntas cada vez melhores.

Não deixe de perguntar quando sentir que é necessário ou importante.

A pergunta certa, no momento certo, pode mudar vidas!

  • Newsletter quinzenal de Gabriel Renaud no Linbkedin

Aproveito o espaço do Portal Don Oleari para divulgar a estreia da minha Newsletter quinzenal no LinkedIn, que aborda Escrita, Copywriting e Storytelling.

Ela é 100% gratuita.

Confira o primeiro texto e assine a News através do link abaixo: https://www.linkedin.com/newsletters/escrita-copy-e-storytelling-6889231569421242369/ Gabriel Renaud

Copywriter

(https://www.instagram.com/gabrielrenaudgv/)

https://donoleari.com.br/

Medo

Leia mais Gabriel Renaud aí, ó:

Gabriel Renaud: Felicidade, uma boa parceira para a produtividade | 25/10

https://donoleari.com.br/felicidade-boa-parceira-para-a-produtividade/

Gabriel Renaud
Copywriter
(Instagram: @gabrielrenaudgv)

NEC = Nota do Editor Chefão – Nem só de megabaitis, kilobaitis, gigabaitis, vive o bichomem. A eles, sobrevivem valores que os tecnicistas ou cibernéticos movidos a algorítmos esnobam ou desconsideram.

O autor, Gabriel Renaud, num texto limpo, claro, perfeito, deixa claro que atitudes e comportamentos racionais são vitais ao bem estar e à sobrevivência do bichumano.

Pedi a ele para definir seu trabalho.

Ele disse:

“Copywriter é o profissional que trabalha com uma escrita persuasiva, produzindo textos para ações de Marketing e Vendas, como, por exemplo, o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas.

Quando me perguntam: Gabriel, o que você faz como Copywriter e Redator?

Respondo: Conecto pessoas através das palavras, sendo a ponte entre elas e seus sonhos”.

Vamapruveitá pragradicê ao prezado colega Matheus Thebaldi, da coluna SPORTOTAL do Portal Don Oleari, a apresentação do Gabriel Renaud a nosotros. Temos agora o privilégio de mandar pro mundão da inferneti um texto dele. Brigaduuuu, Matheus e Gabriel (Don Oleari).

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham