Expansão: mercado autônomo em condomínios pode chegar a 50 pontos até final de 2021

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios em expansão

 Don-Oleari-Corleone-1-1-4.jpg
Don Oleari

 

PERFIL: Roberto Prado, Eduardo Ramos e Thiago Quio

ENTREVISTA | PDO

 

Panorama de mercado | Don Oleari

Empreender inovando, dizem os entendidos, é um bom começo. Novos tempos pós “pandemonia” exigem criatividade e não só a mera intenção de abrir uma nova birosca para operar um negócio tipo mais do mesmo.

O trio que entrevistei exemplifica perfeitamente as primeiras linhas deste textim. Decidiram partir pro novo. Avaliaram a viabilidade da ideia colhida em São Paulo e no exterior. 

Vidrados em tecnologia, juntaram suas análises e em 120 dias abriram o primeiro espaço. Expansão é o que estão encontrando na caminhada iniciada outro dia. Vê-se que diante de perguntas diretas, os três são muito objetivos nas respostas (Don Oleari). 

Quem é Quem?

Perfil – Os empreendedores da Market4u no Espírito Santo são Roberto Prado, Eduardo Ramos e Thiago Quio.

 Market4u-Roberto-Prado-1.jpg
Roberto Prado
Eduardo Ramos 2.jpg
Eduardo Ramos

De onde vieram?

Os administradores Roberto Prado e Eduardo Ramos são de Santa Catarina e o tecnólogo em Redes de Computadores Thiago Quio é de São Paulo.  Há seis anos e meio Roberto Prado decidiu morar e trabalhar no Espírito Santo. Eduardo Ramos tomou a mesma decisão mais tarde, há mais ou menos um ano.

O que faziam antes?

Antes de empreender na Market4u, Roberto era diretor de uma operadora de internet. Eduardo era gerente comercial e de relacionamento de uma promotora de crédito. Thiago era gerente comercial e administrativo de um centro de ensino técnico.

 Thiago-Quio-1-scaled.jpg
Thiago Quio

Como se encontraram?

Roberto e Eduardo são cunhados e Thiago trabalhou com Roberto em uma operadora de internet.

Quem teve o “estalo”?

Roberto já tinha visto esse tipo de negócio em viagem que fez para fora do país e depois em São Paulo. Roberto chamou Eduardo e Thiago para participarem da análise de viabilidade no início. Os três são entusiastas da tecnologia.

Quanto tempo levou “o parto”?

Após a decisão de implantar o negócio inovador de mercado autônomo em condomínios e empresas do Espírito Santo, os empreendedores levaram cerca de 120 dias para estudar o mercado, definirem o local do Centro de Distribuição, estabelecerem contato com os diversos fornecedores, registrarem a empresa, contatarem condomínios e começarem a operar.

Fizeram um “piloto”, tipo condomínio que topou arriscar no lance sem custos? Ou não tem custos pro condomínio? Eles bancam todos os custos?

O condomínio ou a empresa não arca com nenhum custo referente aos equipamentos instalados, somente precisa providenciar as devidas autorizações em assembleias de moradores, quando necessário, e adequar o espaço, disponibilizando as instalações básicas: tomadas, iluminação e acesso à internet.

Como é a logística?

A reposição dos itens em cada mercado da Market4u é feita duas vezes por semana.

Com 12 pontos, começam a aparecer resultados?

Sim, a adesão por parte dos moradores tem sido boa e os resultados começam a aparecer. Alguns relatam que o mercado, além de facilitar as compras do dia a dia, também virou um centro de convivência, pois alguns moradores se reúnem no local para compartilhar uma bebida ou tomar um sorvete.

Outros contam que o Market4u agregou valor ao prédio. Alguns corretores de imóveis, antes de mostrarem as unidades aos interessados, os levam ao mercado, pois ele tornou-se um diferencial do condomínio. Construtoras também estão incluindo esse tipo de espaço em seus próximos projetos.

Tem um ótimo ponto e outro mei seilanãosei?

Ainda é cedo para uma avaliação comparativa dos mercados. Por enquanto não temos essa informação consolidada.

Tem produtos mais consumidos?

O consumo é bem variado e muda de prédio para prédio, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sorvetes e mercearia em geral se destacam.

Quantos itens basicamente?

São cerca de 400 itens de alimentação, limpeza e bebidas com preços equivalentes aos dos supermercados.

É o mesmo número pra todos os pontos ou tem diferenciais?

Os mercados são totalmente adaptáveis. O mercado da Market4u pode ser montado em espaços diversos, sendo necessária somente uma área que possua pelo menos uma parede linear de 4 metros de comprimento. Normalmente, conta com duas gôndolas, um freezer horizontal para sorvetes e produtos congelados como carne, peixes e pizza, outro vertical para bebidas não alcoólicas, manteiga, margarina, queijos e presuntos, e display de salgadinhos. Conforme autorização do condomínio ou da empresa, pode ter também uma adega ou um freezer para bebidas alcoólicas, que só é destravado por usuários maiores de 18 anos.

Como é a supervisão?

Os mercados da Market4u funcionam 24 horas por dia, não possuem funcionários, processam os pagamentos via aplicativo (app), apostando na honestidade dos usuários, e são monitorados por câmeras que, na verdade, servem mais para tirar dúvidas em tempo real dos consumidores no local do que para fiscalizar especificamente.

Há quem torça o nariz pra novidade?

Não temos relatos de moradores contrários aos mercados, pois eles agregam valor e comodidade.

Quantos espaços devem ser abertos até final de 2021?

A expectativa é chegar a 50 mercados até o final de 2021.

Onde é o centro de operações?

O Centro de Distribuição fica no Bairro Soteco, em Vila Velha/ES.

Há estocagem de itens ou eles são destinados diretamente pros pontos?

Há um estoque que é levado diariamente para os mercados.

Alguma historinha, algum episódio curioso, no percurso até aqui?

Ainda não.

Alguma coisa que gostariam de dizer que o véi repórter nun perguntou?

Os mercados da Market4u podem ser instalados em condomínios a partir de 80 apartamentos e empresas com mais de 50 empregados localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica ou Serra, raio de atuação da empresa neste primeiro momento.

Informações: www.market4ues.net.br e [email protected]

https://donoleari.com.br/

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

mercado autônomo em condomínios

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham