Microgreens – fofos e deliciosos | As receitas de Anette Musso | 10/9

microgreens

Microgreens – fofos e deliciosos

 anette.jpg
anette musso, radialista

As receitas de Anette Musso – Anette Musso, radialista

Os microgreens  garantiram o primeiro lugar no pódio das minhas frescuras gastronômicas.

Confesso que acho um charme finalizar uma salada, um risoto ou uma massa com essas folhas pequeninas. Ah, no sanduíche também são super bem vindas!

 Essas belezinhas nutritivas e saudáveis são bem mais atrativas do que alimentos considerados não tão saborosos, como rúcula, agrião e beterraba.

Os microgreens surgiram na Califórnia, Estados Unidos, na primeira década do século XX e atualmente são utilizados nas mais finas cozinhas ao redor do mundo.

Ao contrário dos brotos os microgreens são versões bem menores e já desenvolvidas das plantas. Também diferem das baby leaves, maiorzinhas, e igualmente saborosas.

Diana-Werner-presidente-da-Isla-Credito-Diego-Larre.jpg
diana werner, presidente da Isla – Foto: Diego-Larré

“O broto é a primeira fase da planta, que ocorre nos primeiros quatro ou cinco dias. O microverde é a fase na qual ela lança suas primeiras duas folhinhas, o que ocorre de 7 a 20 dias após a semeadura. O baby leaf, por sua vez, compreende do 20° a 40° dia”, explica Diana Werner, presidente da Isla Sementes.

O cultivo é fácil e pode ser feito em um tabuleiro coberto por uma camada de manta para plantio, substrato e sementes livres de pesticidas.

Além de água, muita iluminação e uma dose de atenção e paciência.

E than, tchan, tchan…. Logo chega a hora da colheita. O melhor é que não ocupa espaço e ainda pode dar um up na decoração da varanda.

microverdes-horta-em-casa-divulgacao-3.jpg
microverdes de uma horta caseira

Comprei alguns pacotinhos e me aventurei no cultivo dos microgreens. Apesar da correria do dia a dia, consegui uma porção razoável, suficiente para uma salada. O período ideal para o corte acontece entre o sétimo e o décimo dia após a germinação.

E vale lembrar que quanto mais fresco estiver o microgreen, mais saboroso e mais vigoroso ele estará. Existem várias opções de sementes indicadas par o cultivo: acelga, agrião, alface, alho-poró, beterraba, cebolinha, cenoura, coentro, couve, ervilha, girassol, manjericão, mostarda, rabanete, rúcula, brócolis e repolho.

Não há consenso sobre o valor nutricional do alimento microgreen. Alguns entendem que ele é mais decorativo, e outros defendem que eles são verdadeiras “bombas” de nutrientes. O certo é que que nos quesitos sabor, aroma e  aparência, eles são imbatíveis.

Nas feirinhas orgânicas do Centro da Praia Shopping, Praia do Canto, e de Santa Luzia, Vitória/ES, sempre encontro microgreens. Tem uma embalagem com a opção mista, que inclui vários vegetais. É a minha preferida e a que eu usei na receita do sanduíche logo abaixo.

microgreensSanduíche natural com microgreens e berinjela grelhada

Ingredientes

2 fatias de pão integral

1 embalagem de microgreens mista – beterraba, agrião, rúcula, alface ( pode variar a vontade)

Folhas de alface

1 fatia generosa ds queijo frescal

1 beringela

Azeite, sal

Prepare assim

Corte as berinjelas em rodelas finas. Deixe de molho em água salgada por 30 minutos. Escorra, seque com papel absorvente. Pincele as rodelas com azeite e leve para grelhar em uma frigideira quente. Deixe ficar bem douradinha. Retire, coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de azeite e esfriar. Polvilhe com sal.

Monte o sanduiche. Regue as fatias de pão com um poouco de azeite. Acrescente as  folhas de alface, o queijo, rodelas de berinjela e um punhado de microgreens. Cubra com a outra fatia de pão e finalize com umas folhinhas extras e algumas capuchinhas ou outra florzinha comestível.

 Mantenha na geladeira até a hora de servir com um vinho branco bem geladinho.

É uma recita de felicidade!

Anette Musso, radialista

 

https://donoleari.com.br/direito-do-trabalho-e-previdencia/

https://www.isla.com.br/

microgreens

microgreens

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham