Ministro Marcelo Sampaio
Em visita ao ES nesta segunda-feira (11), Marcelo Sampaio vistoriou obras ao lado do vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo.
“Ainda precisamos aguardar a execução financeira planejada para o ano orçamentário de 2022, mas o esforço que temos feito, ao lado da bancada federal capixaba, é para tocar as obras até o final do ano com os recursos que já consignamos para esta finalidade. Se isso não for possível – já que ainda estamos em abril –, vamos reforçar a dotação orçamentária do Ministério da Infraestrutura e buscar a parceria do Governo do Estado para atingirmos este objetivo. O compromisso do presidente Jair Bolsonaro com os deputados, senadores e com toda a sociedade capixaba, é concluir e entregar essas obras o quanto antes”.
A declaração é do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Ele atendeu ao convite do vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo, e passou boa parte da última segunda-feira (11) percorrendo duas obras consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo: o Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, e a BR-447, entre Vila Velha e Cariacica, cidades mais populosas do Estado.
O contorno do Mestre Álvaro tem 19 km de extensão e servirá de desvio para interligar os trechos da BR-101 entre Serra e Cariacica, por onde passam diariamente cerca de 50 mil veículos. “Essa obra vai beneficiar dois milhões de pessoas, abrangendo toda a Grande Vitória, incluindo as cidades de Serra e Cariacica.
O projeto – que já recebeu investimentos da ordem de R$ 456,4 milhões – vai contribuir para reduzir em até 35% o tráfego de veículos nos acessos à Região Metropolitana, de forma a melhorar a segurança e fluidez do trânsito, e a reduzir o impacto urbano e os acidentes rodoviários. Até o momento, 46% das obras já foram executadas e R$ 456,4 milhões foram investidos”, informou o ministro Marcelo Sampaio.
Tráfego urbano e tráfego regional
Demonstrando seu empenho em tocar as obras do Contorno do Mestre Álvaro, Sampaio fez três paradas ao longo do percurso da nova estrada para vistoriar o andamento dos trabalhos nos pontos mais críticos, entre o km 249 e o Km 275 da BR-101.
Durante toda a ação, o ministro foi acompanhado de perto pelo deputado Evair de Melo e também por técnicos e diretores do DNIT/ES, que detalharam os aspectos estruturais do projeto. Trata-se de uma alternativa estratégica para separar o tráfego urbano do tráfego regional e que representa um dos maiores projetos em execução pelo DNIT, atualmente.
“Este é um projeto de engenharia grandioso e muito complexo, devido às características do relevo e da topografia da região, que envolve a construção de pistas duplas nos dois sentidos, além de acostamentos, canteiro central e sete viadutos nas interseções entre a via e os acessos aos 36 bairros localizados em sua região de abrangência.
A realização das obras – que representam quase meio bilhão de reais em investimentos – também foi viabilizada por meio de emendas parlamentares da bancada capixaba, que trabalha de modo integrado, em parceria com o Governo Federal, para otimizar o modal de transporte rodoviário no Espírito Santo”, assinalou o vice-líder do Governo na Câmara, Evair de Melo.
OBRAS DA BR-447
Ao deixar o Contorno do Mestre Álvaro, a comitiva do Ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio seguiu para as obras de construção da BR-447, um corredor logístico de 4,3 quilômetros de extensão, com pistas duplas, canteiro central e acostamentos entre a BR-262 e a BR-101, interligando os municípios de Vila Velha e Cariacica.
Segundo Sampaio, o projeto, com 38% dos trabalhos já executados, teve início em março de 2019, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e sua conclusão beneficiará diretamente as operações do Porto de Capuaba.
“As obras da BR-447 representam um investimento de R$ 210 milhões, sendo R$ 140 milhões para a parte estrutural e R$ 70 milhões para a desapropriação de 300 imóveis situados ao longo do seu trajeto. Deste total, 180 já foram desapropriados. Este projeto é muito importante porque cerca de 88% das cargas destinadas ao Espírito Santo, por via terrestre, chegam por Vila Velha.
Deste percentual de mercadorias, 60% entram pela BR-101 e 28% pela BR-262, mas 66% do total de todas as cargas saem pelo complexo portuário de Vila Velha. São produtos siderúrgicos, mármores, granitos, café, automóveis, granéis sólidos, bobinas de papel e celulose”, disse o ministro Marcelo Sampaio.
EVAIR LEVOU MINISTRO A VV
Após a vistoria das obras do Contorno do Mestre Álvaro e da BR-447, o deputado Evair de Melo, também presidente da Frente Parlamentar do Comércio Internacional e Investimentos (FrenComex), levou o ministro Marcelo Sampaio e sua comitiva a Vila Velha com seu expressivo complexo portuário e conhecido também por suas belezas naturais, localização geográfica, história, cultura, gastronomia e potencial turístico e econômico.
“É uma grande honra ver o apreço que o Ministro Marcelo Sampaio tem pelo Espírito Santo. Ele já visitou nossas praias diversas vezes, antes mesmo de entrar na vida pública e, por isso, sabe exatamente a importância das obras de infraestrutura para o desenvolvimento do nosso Estado. O ministro tem uma noção muito clara de que este processo de crescimento requer a ampliação das operações logísticas capixabas, envolvendo os transportes rodoviários, portuários e ferroviários, ”, avaliou Evair.
VINDA DEFINIDA EM MARÇO
A visita do ministro da Infraestrutura ao Espírito Santo foi acertada em 17 de março, durante reunião realizada entre o próprio Marcelo Sampaio – ainda na condição de Secretário-Executivo da pasta – e o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo.
Eles discutiram questões referentes ao Aeroporto de Linhares, à revisão e remodelagem do projeto de concessão da BR-262, à construção do trecho da EF-118 pela Vale, ligando Santa Leopoldina a Anchieta, e Anchieta a Presidente Kennedy, e à necessidade de definir alternativa para garantir a duplicação do trecho Norte da BR-101, na região da Reserva de Sooretama.
Ministro Marcelo Sampaio
Ministro Marcelo Sampaio