Monalisa é atacada com uma torta no Museu do Louvre / 30/5

Monalisa

A Monalisa, uma das obras de arte mais famosas do mundo, foi vítima de um ataque neste domingo (29), no Museu do Louvre, em Paris.

De acordo com o jornal El País, La Gioconda (nome original da obra) foi atacada por um homem disfarçado de senhora com uma torta. A motivação, segundo o G1, seria uma preocupação com o meio ambiente.

“Pensem no planeta, nas pessoas que estão destruindo o planeta”, afirmou, em francês, o homem, que foi levado por seguranças do museu.

 Museu-do-Louvre-gratuito-1.jpgComo de costume, a sala em que a obra de Leonardo da Vinci está localizada estava lotada. Seguranças do museu expulsaram imediatamente o homem, e funcionários limparam rapidamente o local. Protegida por uma placa de cristal, a pintura não sofreu danos.

Outros ataques e roubo

O jornal El País aponta que este não foi o primeiro ataque à Monalisa. O último foi em 2009, quando uma turista arremessou uma xícara em direção ao quadro e danificou o vidro que o protegia.

Em 1974, em exposição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar tinta vermelha na pintura, sem sucesso.

Dois ataques obtiveram relativo sucesso em 1956: um com ácido, danificando uma das partes inferiores do quadro; e outro com uma pedra, que causou um pequeno dano na obra de arte.

Vincenzo Peruggia, que havia sido funcionário do Museu do Louvre, roubou a Monalisa em 1911, e o quadro foi resgatado dois anos mais tarde. Segundo reportagem da BBC, o quadro ainda não era a pintura mais famosa do mundo na época, e o roubo ajudou a catapultá – la ao sucesso.

Monalisa

Declaração do IR: termina nesta terça-feira prazo de entrega da | 30/5

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham