Search

Aquele que não teme o Demônio não necessita mais de Deus – Gobbi, Danilo Martins e Ítalo Campos – 01

marli-milson-genildo.jpg
coliuna do oleari no portal don oleari
PDO
O inquisidor  William de Baskerville queria o livro que fazia rir alegando que "aquele que não teme o Demônio não necessita mais de Deus".

NEC - Nota do Editor Chefão, Don Oleari:

- Recebi o recorte de dois prezados: o escritor, poeta, tradutor, teatrólogo e mais um tanto de coisas Wilson Côelho, e do jornalista e escritor Álvaro Silva.

Logo, logo, fiquei meditabundo e garrei a matutá na capacidade inventiva do bichomem. Pois não teria sido ele o criador do Diabo e todas as suas mazelas pra, em contrapartida, criar o rico - e bota rico nisso daí - universo do pecado, do medo, das bulas, das indulgêdncias?
o nome da rosa, filme
O nome da rosa, filme baseado no livro de Umberto Eco – Sean Connery
umberto-eco_a
Umberto Eco
Vou guardar minha boca pracumê um pacotim de farinha bem torradinha - de Nazaré das Farinhas/BA - e lembrar que o livro de Umberto Eco rendeu um filmaço (Oswado Oleari).

Demônio

Para pensar o momento atual, nada como lembrar o fragmento do livro "O Nome da Rosa", de Umberto Eco.

O abade cego pergunta ao investigador William de Baskerville:
- O que você deseja verdadeiramente?

Baskerville responde:
- Quero o livro grego, aquele que, segundo vocês, jamais foi escrito. Um livro que só trata da comédia, que vocês odeiam tanto como o riso. Se trata provavelmente do único exemplar conservado de um livro de poesia de Aristóteles. Existem muitos livros que tratam da comédia. 

O abade pergunta:

- Por que este livro é precisamente tão perigoso? 

- Baskerville responde:

- Porque é de Aristóteles e vai fazer rir.
Demonio
Demônio
O abade insiste:

- O que há de inquietante no fato de que os homens possam rir? 

- Baskerville replica:
- O riso mata o medo e sem medo não pode haver fé. Aquele que não teme o Demônio não necessita mais de Deus - diz.

Danilo Martins compôs para Gobbi

O filho Adolfo Miranda Oleare me mandou o vídeo e comentou:

- Danilo Martins cantando e tocando nesse vídeo aí, pai. A música sobre a cadela de Gobbi é legal. Agora, ela ficou sem o tutor.

José Luiz Gobbi numa entrevista com o poeta Ítalo Campos. Vja no iutiubi, linki abaixo.
https://youtu.be/wJbwOGjyPP8

José Luiz Gobbi

Don Oleari Memória 

Um resgate. Ele foi pra outras esferas, mas nos deixa seu legado. Um vídeo de uma entrevista que José Luiz Gobii fez com o psicanalista e poeta Italo Campos, que deixamos aí para os amigos do novo Portal Don Oleari.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/wJbwOGjyPP8" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Produtor cultural e diretor, ele deu vida ao personagem mais famoso do cartunista Milson Henriques, falecido em 2016.

José Luiz Gobbi encarnou a personagem Marly pela primeira vez no espetáculo "Hello Creuzodete" em 1992. A personagem é uma mulher que vive sozinha em seu apartamento e que não consegue arranjar um namorado e passa o tempo falando com a amiga Creuzodete pelo telefone.
marly-tirinha.jpg
Tirinha de Marly no jornal A Gazeta
Ela foi criada em 1973 pelo jornalista, ator, escritor, poeta e cartunista Milson Henriques (1938-2016). 

Originalmente, Marly existia apenas nas tiras de quadrinhos, publicadas no extinto jornal impresso "A Gazeta", até ganhar vida através de Gobbi nos palcos. A personagem é reverenciada como ícone da cultura capixaba.

“Hello Creuzodete” foi sucesso absoluto com 133 apresentações ininterruptas ao longo de um ano e meio. Outros três espetáculos foram criados. O último deles apresentado em 2007. Gobbi fazia performances com a personagem em eventos privativos. 

Aos 66 anos de idade, o artista e multimidia, servidor público aposentado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) se mudou de Vitória, capital do Espírito Santo, e e passou a morar, desde 2020, em Patrimônio da Penha, município de Divino São Lourenço, na região do Alto Caparaó.
https://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/noticia/05/2021/interprete-da-solteirona-marly-ator-jose-luiz-gobbi-esta-intubado-em-uti-de-hospital-no-es
Adversários após a separação? Litígio judicial – Flávia Miranda Oleare – 02

Veias enferrujadas, de Lívia Corbellari – Aqui Rubens Pontes: meu poema de sábado – 03
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados