Natal das Luzes na sede do município de Cariacica | 21/11

Natal das Luzes

Natal das luzes

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna.jpg
ronaldo chagas vieira

Don Oleari conta no final da coluna sua ligação com Cariacica e desde quando conhece a praça Marechal Deodoro.

 

AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente Comunitário

 

O Natal de Luzes já aparece e encanta na praça Marechal Deodoro, a histórica praça da sede do município de Cariacica. Está muito bonita e a comunidade está muito feliz, acompanhando as montagens. A coluna mostra várias fotos da fase de montagem da decoração.

O grupo, Grupo de Moradores da Sede Municipal (GramSede), coordenado por Arnaldo Siqueira, é composto por profissionais liberais, servidores público, pessoas da sociedade civil, em sua maioria ligadas à Paróquia São João Batista, na Sede Cariacica. 

 IMG-20211120-WA0034.jpg

A foto à esquerda e o vídeo abaixo foram mandados ao Portal Don Oleari pela Chefe de Gabinete do prefeito Euclério Sampaio, Zilá Spíndola.

Voluntariamente este grupo é sempre envolvido nas festas da paróquia, notadamente nos festejos de Natal. O artista plástico, também maestro  do Coral São João Batista, Valdenir Sieira, sempre participa dos projetos.

Este grupo trabalha o ano inteiro, juntando produtos recicláveis, para confecção dos arranjos. Em 2019 contou com pequena participação da prefeitura, no que conserve à organização. A pandemia impediu o movimento em 2020.

 IMG-20211121-WA0047.jpg IMG-20211121-WA0045-1.jpg IMG-20211121-WA0044.jpgO grupo, bastante organizado em projeções, decidiu não participar neste ano por razões diversas. Mas para o próximo ano, o GRAMSEDE planeja iniciar os trabalhos focando os festejos da cidade, bem como o ressurgimento do NATAL SEDE DE LUZ, que foi idealizado pela comunidade.

Fotos da montagem da árvore: Ronaldo C. Vieira

Desta forma, o prefeito Euclério Sampaio buscou parcerias na iniciativa privada para ornamentar a praça, que inclusive terá o carro da Coca Cola passando na noite de natal.

A inauguração será no dia 4 de dezembro com Missa festiva e presença de autoridades. A praça Marechal Deodoro está muito bonita e a comunidade está muito feliz (Ronaldo Chagas Vieira).

IMG-20211121-WA0042.jpg
A igreja, imagens de infância

Don Oleari: conheço a praça de Cariacica sede desde menino

Vindo de uma fazenda entre Aimorés e a véia Itueta, lado norte do Rio Doce, o rio da minha infância, com seu Ernesto Oleari (ou Oleare), Dona Leó e minha irmã Penha Oleare, fomos morar em Jardim América.

Eram os áureos tempos do imigrante Hugo Viola, que, à moda de alguns italianos que baixaram em São Paulo, começou a construir casas padrão em longas avenidas, como a Canadá e a México, salvo engano meu.

Seu Alfredo Seyfarth, empresário alemão que rumou para aquela região de Minas pra fugir da perseguição que então se fazia aos alemães, decidiu voltar pra Vitória e montar uma grande serraria em Jardim América, na rua Estados Unidos, a rua da linha de trem que ia até a Ferro e Aço.

Alguns tempo depois, encontrando uma boa oferta, seu Alfredo vendeu a serraria pra Seu João Colnago, incluindo o passe do meu pai, que comandava a serraria, pois era um cara arretado, competente à beça. Meu pai e minha mãe  foram muito trabalhadores, sempre muito responsáveis e muito corretos com seus relacionamentos de trabalho.

Seu João Colnago administrava tudo e meu pai tocava a grande serraria com cerca de 50 empregados. Seu João resolveu aproveitar minha colaboração: eu ia pra aula de manhã no Colégio Americano, voltava pra casa, onde meu prato de comida minha mãe deixava pronto, almoçava e ia pra serraria “encaixotar tacos”. Ganhava 20 centavos por caixa. E era dusbão, pois batia os outros caras que encaixotavam, marcando sempre umas caixinhas a mais.

Seu João precisava mandar documentos quinzenalmente para a Coletoria Estadual, que ficava em Cariacica Sede, bem em frente à “praça da Igreja”.

Pegava o único ônibus que tinha pra Cariacica, cumpria a agenda e pegava o ônibus de volta pra Jardim América. Niquiqui o Ronaldo Chagas Vieira escreve sobre Cariacica Sede, me voltam aquelas imagens guardadas na mente daquele menino percorrendo uma “longa distância” entre Jardim América e Cariacica sede.

As imagens da praça e daquela Igreja – a foto é do Ronaldo – jamais se apagaram das minhas lembranças de um menino que tinha vindo da roça e agora fazia pequenas viagens pela tosca estrada que subia de Jardim América pra Itaquari, descia em Itacibá e ia seguindo pra Santana chegando, finalmente, à cidade de Cariacica.

Uma pequena aventura de menino matuto, roceiro, pela cidade grande. Belas imagens e lembranças (Oswaldo Oleari Oleare – FB).

Por último, como não tem findisemana nem feriado que derrube sua agenda – quinenqui o Editor Chefão do Portal Don Oleari – o prefeito Euclério Sampaio e seus secretários percorrem os bairros de Campo Grande e Jardim América, onde a prefeitura de Cariacica realiza obras. Vídeos enviados ao Portal Don Oleari pela Chefe de Gabinete de Euclério, Zilá Spíndola.

Editado por Don  Oleari

https://donoleari.com.br/

Natal das Luzes

Natal das Luzes

Natal das Luzes

Natal das Luzes

Natal das Luzes

https://www.cariacica.es.gov.br/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham