Brasileira Neuza Back, árbitra auxiliar, está em lista inédita para a Copa do Catar | 20/5

Neuza Back

Neuza Back

Por João Paulo Oleare

A Fifa divulgou a lista de árbitros para a Copa do Mundo do Catar e pela primeira vez mulheres participarão da competição masculina. Dentre os 129 nomes anunciados, a brasileira Neuza Ines Back foi escalada para o time de árbitros auxiliares.

Além de Neuza Back, cinco outras mulheres foram selecionadas: as também auxiliares Karen Díaz Medina, do México, e Kathryn Nesbitt, dos EUA, e as árbitras principais Stéphanie Frappart, da França, Salima Mukansanga, de Rwanda, e Yoshimi Yamashita, do Japão.

O presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, ressalta que as escolhas não se devem ao gênero:

“Isso conclui um longo processo que começou há vários anos com a implantação de árbitras nos torneios masculinos juniores e seniores da FIFA. Desta forma, enfatizamos claramente que é a qualidade que conta para nós e não o gênero”.

Collina ainda ressalta esperar que “no futuro, a seleção de árbitros femininos de elite para importantes competições masculinas seja percebida como algo normal e não mais sensacional. Elas merecem estar na Copa do Mundo da Fifa porque estão constantemente em alto nível, e esse é o fator importante para nós.”

Além de Neuza, o Brasil terá como auxiliares Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Simon e Rodrigo Figueiredo.

Árbitros principais

Pela primeira vez desde o traumático Mundial do Brasil de 1950, o país terá dois representantes dentre os árbitros principais de campo, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio. Nenhum brasileiro foi selecionado dentre os responsáveis pelo VAR.

Neuza Back

Hamilton Gangana: Senzala de Lourdes / 17/5

https://www.fifa.com/fifaplus/es

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham