Novas disciplinas, laboratório e programa internacional neste ano letivo.

Matérias como Diálogos Audiovisuais, Cientista na Cozinha e Mindfulness; Laboratório de Inteligência de Vida e programa Elementary School são algumas das novidades de escola de Vitória.

As aulas de 2022 começam no próximo dia 1º de fevereiro na maioria das escolas e novidades estão previstas para mais um ano de estudos. No Centro Educacional Leonardo da Vinci, além de algumas melhorias na estrutura física, houve a introdução de novas disciplinas eletivas para a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio; o lançamento do Laboratório de Inteligência de Vida (LIV); e o início do programa internacional Elementary School para a modalidade integral do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano).

De acordo com o diretor Mário Broetto, o principal investimento tem sido no aspecto pedagógico, com inovações que atendem a diversificação do novo currículo do Ensino Médio, ampliam o trabalho dos aspectos socioemocionais dos alunos e complementam a formação internacional oferecida pela escola.
“Estamos sempre atentos tanto às demandas do mundo globalizado e multicultural quanto à necessidade de uma formação humanista que contribua para a formação do indivíduo como um todo, incluindo as habilidades sociais e o bem-estar mental”,
 explica Mário.

O coordenador do Ensino Médio, João Duarte, adianta que neste ano será oferecido um novo itinerário formativo de Ciências Humanas e Sociais.

“Dessa forma, nossos alunos da 1ª série terão três opções de itinerários, visto que já oferecemos os de Matemática e Física e Química e Biologia. E em 2022, o novo Ensino Médio será implantado também na 2ª série com os itinerários de Matemática e Física e Química e Biologia e novas matérias eletivas, totalizando cerca de 25% de alteração curricular”, conta João.

Para a 1ª série, as matérias eletivas oferecidas no ano serão: Diálogos audiovisuais (interpretação de contextos históricos a partir da análise de produções audiovisuais), Cidadão do Futuro (política e cidadania), Voluntariado e Saúde Única (interface entre a saúde humana, dos animais e dos ecossistemas). Já na 2ª série, as eletivas serão: Cidadania: Cadê meu direito?, Cientista na Cozinha (princípios da química aplicados na culinária), Mulheres na História (transformação do lugar de fala da mulher da Antiguidade à Contemporaneidade) e Consumo Consciente.

O coordenador conta ainda que em 2022 todos os alunos da 2ª série do Ensino Médio passarão a ter aulas de Mindfulness com o aprendizado de técnicas para fortalecer o “músculo” da atenção e do equilíbrio emocional. Além disso, a disciplina de Projeto de Vida, já oferecida no Ensino Fundamental II, passará a integrar também o currículo do Ensino Médio, propondo aos estudantes a reflexão sobre as próprias escolhas profissionais. A novidade para os dois segmentos, entretanto, é o lançamento do Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), um espaço acolhedor desenvolvido especialmente para a realização dessas aulas.

Programa internacional

A partir de 2022, o Centro Educacional Leonardo da Vinci amplia a parceria com a universidade americana University of Missouri e passa a oferecer o programa Elementary School, voltado para os alunos da modalidade integral do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano). A novidade integra-se aos programas de Educação Infantil Bilíngue, Middle School e High School já oferecidos, dando aos estudantes uma formação acadêmica internacional completa.
O Elementary School é organizado em módulos. No 2º ano, o enfoque é o letramento na língua inglesa, uma vez que os alunos acabaram de ser alfabetizados em português. Já no 3º ano, são inseridos módulos de matemática e inglês, e no 4º ano, de ciências. Os participantes recebem certificações referentes aos módulos cursados.
“Além da ampliação do conteúdo em si e da visão de mundo, os programas internacionais expandem significativamente a mobilidade acadêmica dos estudantes, facilitando futuramente a entrada em universidades do exterior”, explica o diretor Mário Broetto.

Mais informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Denise Klein – (27) 99253-6191
[email protected]

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham