O coração da Medusa: Renata Bomfim convida para live dia 30 próximo | 26/8

o coração da medusa

O coração da Medusa

Por Renata Bomfim RenataBomfim-scaled.jpg

Meu querido amigo Don Oleari,

– “Olha, no dia 30 de agosto vou fazer uma live de lançamento da obra. No dia 13/8 fiz um lançamento presencial, para o pessoal mais próximo de Vitória, Vila Velha, Serra, graças a Deus foi muito bom. Agora, pretendo fazer um lançamento virtual para os amigos de outros municípios e de outros estados.

Assim, se puder me ajudar a divulgar essa live de lançamento eu agradeço muito. Será no Instagram do Instituto Ambiental Reluz (@institutoambientalreluz), que assina a produção do livro e para o qual está sendo revertida toda a venda.

Esse livro conta com o apoio da Secretaria de Estado do ES (SECULT) e foi realizado com recursos do Funcultura.

O Coração da Medusa é um livro que nasce do embate de variadas vozes poéticas. Embora tenhamos avançado muito socialmente, a diferença entre homens e mulheres ainda persiste em variados campos, a política é um exemplo cabal do que estou falando.

Nesse livro o eu lírico denuncia essa violência, mas também propõe saídas, acreditando que é possível um mundo de igualdade social”. Nesse sentido, “Medusa é, também, a natureza, estuprada, vilipendiada. Não há o combate as sombras nessa obra, antes, o desejo de escutar as dores dos demônios produzidos pela sociedade patriarcal.

O livro busca positivar o que o sistema rotulou como ruim e maldito, não há o combate das sombras, mas uma tentativa de compreender o coração da Górgona e as suas intenções”. Essa obra foi traduzida para o castelhano por Pedro Sevylla de Juana, um escritor espanhol que é acadêmico correspondente da Academia Espírito-santense de Letras.

A Reserva Natural Reluz, com o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (SECULT) e recursos do Funcultura, lança a obra O Coração da Medusa, da escritora capixaba Renata Bomfim.

Descrito como “um livro mágico” pelo poeta e crítico literário nicaraguense Francisco de Asís Fernández Arellano e como um “caminho de transformação para o leitor” pelo poeta português José Luís Peixoto, O Coração da Medusa é o primeiro livro de poesia bilíngue da escritora que foi traduzida para o castelhano pelo poeta espanhol e crítico literário Pedro Sevylla de Juana.

A obra possui 158 páginas e está organizada em três capítulos intitulados “Canto Iniciático”, “Queda” e “Ascensão”, contando ainda com um conjunto de poemas intitulado “outros poemas”. Esse itinerário de leitura constrói uma jornada de encantamento e estranheza para o leitor, por conta dos temas que vão do sublime ao profano dando voz a mitos transgressores e rompendo com o silêncio que secularmente ronda variados temas femininos. A venda dessa obra será integralmente revertida para os projetos de proteção ambiental e bem-estar animal da Reserva Natural Reluz, uma RPPN criada e mantida pela escritora, e pretende ser, também, um instrumento de aproximação das pessoas da causa ambiental.

 live-livro.pngO lançamento virtual da obra acontecerá no dia 30 de agosto, às 20 horas, no Instagram do Instituto Ambiental Reluz

@institutoambientalreluz.

Ficha Técnica da obra:

TítuloO Coração da Medusa

Gênero: Poesia
Páginas: 157
Acabamento: Livro brochura
ISBN: 978-65-00-20287-8
Selo: Reserva Natural Reluz

Idade indicativa para leitores: Acima de 12 anos

Local com acessibilidade.

Valor de venda da obra: R$50,00.

A obra será vendida no formato E-book no site do Instituto ambiental Reluz (www.ambientalreluz.com.br)

e o livro físico pode ser adquirido com a autora pelo whatsapp (27)995747410 para todas as localidades no Brasil e no exterior.

Bibliografia da autora:

Renata Bomfim nasceu no Espírito Santo, Brasil, em 1972. Poeta e ensaísta é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ambientalista com forte atuação política na defesa da Mata Atlântica brasileira, em 2007 criou a Reserva Natural Reluz, onde realiza trabalhos de preservação e educação ambiental.

Ganhadora da Medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente “Roberto Anselmo Kautsky” e da Medalha de Mérito Cultural Renata Pacheco. Representou o Brasil em Festivais de poesia na América Latina. É autora artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior e dos livros de poemas Mina (2010), Arcano Dezenove (2012), Colóquio das árvores (2015) e O Coração da Medusa (2021).  Autora da Revista literária Letra e Fel, on line desde 2007. Site (www.ambientalreluz.com.br).

https://donoleari.com.br/paint-a-future-pintar-um-futuro/

o coração da medusa

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham