Quem somos[email protected]

Search

Kleber Galvêas | Uma obra que não envelhece: não existe arte sem público | 26/4

obra

obra

Kleber-Galveas-br-1.jpg
Kleber Galvêas

Obra exposta permanentemente há 4 anos, noite e dia, pendurada na parede externa do nosso ateliê na Barra do Jucu, Vila Velha/ES.

Parece que pintei ontem

Ela apanha chuva e toma sol, molha e seca naturalmente. A tela é fruto de 57 anos de pesquisas de materiais e observando a adaptação desses materiais ao nosso ambiente tropical. Tenho espírito científico, fui professor de ciências durante 5 anos, no início dos anos 1970.

Desde a minha primeira exposição em 1966, Primeiro Salão Nacional de Artes Plásticas do ES, onde expus telas pintadas com piche, retirado do primeiro asfalto da Av. Champagnat, centro de Vila Velha/ES, muito precário, dissolvido com querosene, passei a testar diferentes tintas, vernizes, suportes e técnicas, em nosso ambiente.

O tema desta pintura, a da foto de capa, é uma homenagem ao público que visita exposições de arte: não existe arte sem público. A natureza da arte é semelhante à natureza do amor. Não existe amor de uma pessoa só. Amor é o tipo de relação que se estabelece entre humanos. Arte é o tipo de relação que se estabelece entre a obra criada pelo artista e o público.

O indivíduo que produz uma bela obra – pintura, literatura, música, teatro – executada com perícia admirável, é um virtuose, se não mostrar. O que ele criou poderá fazer a arte acontecer, na hora em que sua obra for mostrada e sensibilizar alguém. Daí a importância vital, para o pretenso artista, da presença do público.

As exposições de arte, em geral, tem entrada franca e os visitantes são encarados como parceiros pelos artistas e curadores.

Venha ver, parece que foi pintada ontem.

Kleber Galvêas, pintor – (27) 3244 7115

[email protected]

Alencar Garcia de Freitas: Dona Guilhermina e o “Bolsa Trabalho” | 24/4

https://twitter.com/donoleari

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.