Onça pintada? Jaguatirica? Agricultor Enio Will fotografou onça parda no Vale do Empoçado | 5/8

onça
dinah-lopes.jpg
dinah lopes, jornalista

Onça? Jaguatirica? Onça parda?

 

Coluna Aqui AFONSO CLÁUDIO – Dinah Lopes, jornalista – Correspondente Comunitária

O vídeo de uma suposta onça pintada no Vale do Empoçado vem gerando apreensão e dividindo opiniões entre a população do município de Afonso Cláudio/ES.

 valeria-hollunder-klippel-sec.-meio-ambiente-afonso.jpg
Valéria Hollunder Klippel na Escola Augusta Lamas D’Ávila com a Diretora Corina Coutinho e a Pedagoga Elzita Krause.

As imagens foram feitas à noite na semana passada por uma câmera instalada numa trilha de mata no Sítio Vale do Jacarandá.

O animal aparece numa parte escura e pouco nítida do vídeo, o que provocou dúvidas se é uma onça pintada ou uma jaguatirica, espécie muito comum na cordilheira local.

Preocupada com a repercussão do registro, a segurança da comunidade e do animal, a secretária do Meio Ambiente de Afonso Cláudio, Valéria Hollunder Klippel, procurou especialistas em mamíferos para ver as imagens e identificar a espécie. Eles praticamente descartaram tratar-se de uma onça pintada.

– “Tudo indica que seja uma jaguatirica adulta e macho. Na nossa região, não existe registro de onça pintada”, explicou Valéria Klippel.

Segundo a secretária, o proprietário do terreno do registro das imagens também disse que visualizou o animal passando pelo mesmo local várias vezes. Por isso, instalou a câmera.

– “Suspeita-se que a jaguatirica passa pelo terreno por estar próximo de uma nascente, onde ela provavelmente vai beber água”, frisou.

A orientação de Valéria Klippel é para preservar o animal e evitar qualquer tipo de confronto ao vê-lo:

– “Ele não vai atacar ninguém se não se sentir ameaçado. Ele sempre vai tentar fugir. Ao vê-lo, deixem passar naturalmente”, aconselhou.

Enio-Will.jpg
Enio Will

Onça, jaguatirica

Com 40 anos e nascido no Vale do Empoçado, o agricultor Ênio Will, conhecido como Eninho, é um profundo conhecedor da região e também confirma tratar-se de uma jaguatirica.

– “Vi o vídeo. É uma jaguatirica. Percorro as trilhas da Cordilheira do Vale do Empoçado desde menino e sempre encontrei jaguatiricas. São muito comuns aqui. Elas só reagem se a gente mexer com os filhotes ou atacá-las”, garantiu o agricultor.

Eninho contou que já se deparou com onça parda pelo menos quatro vezes e uma única vez com uma negra.

– “Nunca vi onça pintada na região, mas recentemente encontrei com as pardas e uma negra. Não eram vistas por aqui, mas de uns seis a oito anos para cá, começaram a aparecer na cordilheira. Elas são iguais, só mudam a cor”, detalhou.

Ênio Will ainda lembra do susto que levou ao ver a onça preta na trilha da Pedra da Lajinha. Era uma manhã do mês de julho de 2019, quando ele e um amigo contemplavam o vale do alto da trilha das piscinas e viram um mato se mexendo.

onca-parda-Enio-Will-no-Empocado.jpg
Onça parda, fotografada por Enio Will

– “Pensamos que fosse um cabrito, mas de repente surgiu aquela onça preta, atravessou uma laje de pedra e entrou numa matinha, tudo a uma distância de 100 metros. Ficamos paralisados de susto. A gente nem respirava, mas ela não nos viu e sumiu na mata”, relatou.

Já o último encontro do agricultor com a parda faz menos de um ano.

– “Tenho até foto dela. Aconteceu no terreno do meu pai, que me pediu para ver porque os cachorros estavam agitados e latindo. Penetrei na mata a 200 m da casa e dei de cara com a onça sobre uma árvore. Eu ainda consegui fazer uma foto pelo zoom do celular. Ela atravessou um galho correndo, deu um pulo longo em direção ao mato e sumiu”, contou o agricultor.

Segundo Enio Will, várias espécies de animais circulam no Vale do Empoçado e pela cordilheira ao redor.  As iraras e gatos mouriscos são muito comuns, assim como macacos pregos e barbados. As pacas, que desapareceram por um tempo, estão voltando. Disse que também vê muitos quatis.

– “Eles não eram comuns aqui, começaram a surgir de 10 a 15 anos”, relatou.

 

Animais: roubo de gado no Norte do ES | Janete de Sá promove Agricultura familiar | 2/8

http://www.afonsoclaudio.es.gov.br/site/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham