A Orquestra de Mulheres do Espírito Santo realiza seu primeiro concerto neste domingo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Formada e administrada por mulheres, integrantes dos principais grupos sinfônicos do Espírito Santo, regida pela maestra Alice Nascimento, a Orquestra fará uma apresentação com composições de Chiquinha Gonzaga.
A mais famosa compositora brasileira, uma mulher muito à frente do seu tempo, foi a primeira a reger orquestras no país e a abraçar a música como profissão há mais de um século.
A marchinha “Ô abre alas” é considerada a primeira música do carnaval brasileiro. Ouça no final do texto.
A apresentação será na Catedral Metropolitana de Vitória/ES neste domingo 7 de março às nove horas da manhã com entrada franca.
O espaço da Catedral de Vitória está reduzido a 250 lugares para manter distanciamento social e segurança sanitária. O concerto poderá ser visto pelo Facebook da Catedral Metropolitana e também pela página do Facebook e o canal do YouTube do Instituto Todos os Cantos. A TVE transmitirá o concerto integralmente.
No repertório, clássicos de Chiquinha Gonzaga como a famosa “Corta Jaca”, entre outras.
SERVIÇO:
Orquestra de Mulheres apresenta: Chiquinha Gonzaga
Regência Alice Nascimento
Dia: 7 de março
Hora: 9 horas
Local: Catedral Metropolitana de Vitória
Entrada gratuita
Com Juca Magalhães
Mais sobre Chiquinha Gonzaga. Lysia Condé conta uma historinha ducacete sobre o “escândalo” na festa de despedida do então presidente Hermes da Fonseca. O cultuado Rui Barbosa fez um discurso inflamado contra o maxixe, repleto de preconceitos.