Filme “Os primeiros soldados” estreia dia 7 de julho em cinemas de todo o Brasil

Os primeiros soldados

Os primeiros soldados

Veja o treiler lá embaixo.

Dirigido por Rodrigo de Oliveira, com Johnny Massaro, Renata Carvalho, Higor Campagnaro e Clara Choveaux no elenco.

Fotos: https://bit.ly/3OuQjWP

“Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira, estreia dia 7 de julho nos cinemas de todo o Brasil pela Olhar Distribuição. O longa acompanha membros da comunidade LGBTQIA+ que buscam formas de resistir à epidemia de AIDS. O filme se passa em Vitória,  Espírito Santo, no começo dos anos 1980, e é uma homenagem à memória daqueles que enfrentaram a doença e seus estigmas em seu princípio.

Na história, Suzano é um estudante de biologia que acaba de voltar dos estudos no exterior. Ele sabe que algo desconhecido está começando a afetar seu corpo. Ele quer entender melhor a doença e buscar uma cura, ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã Maura e seu sobrinho Muriel dos impactos do que está por vir. O desespero com a falta de informações sobre o vírus e seu futuro incerto acabará por aproximar Suzano da performer transexual Rose e do estudante de cinema Humberto, ambos vivendo com o vírus.

“Os Primeiros Soldados” é uma produção da Pique-Bandeira Filmes e seu roteiro original foi baseado em uma longa pesquisa dos casos reais ocorridos na cidade de Vitória que envolveu, além da leitura de jornais da época, entrevistas com profissionais de saúde, familiares e membros da comunidade LGBTQIA+.

 Copy-of-Soldados-Renata-Carvalho-stage-Rose-Photo-Felipe-Amarelo-Pique-Bandeira-Producao-1.jpeg

Premiações

Com uma bem sucedida carreira em festivais pelo mundo, o longa foi premiado no 70° Int Film Festival Mannheim-Heidelberg (Alemanha) – Melhor Filme (Prêmio do Público) e Melhor Filme (Prêmio do Júri Jovem);

52º International Film Festival of India (Índia) – Prêmio Especial do Júri para Renata Carvalho;

23º Festival do Rio – Rio de Janeiro International Film Festival (Brasil) – Prêmio Especial do Júri (Troféu Redentor) para Renata Carvalho;

25º Mostra de Cinema de Tiradentes (Brasil) – Prêmio de Melhor Filme da Mostra Olhos Livres (Júri Jovem).

Participações em importantes festivais:

36º BFI Flare: London LGBTQIA+ Film Festival (Reino Unido), 24º Festival du Cinema Brésilien de Paris (França), OUTshine LGBTQ+ Film Festival Miami (EUA), Festival da Diversidade de São Vicente Calunga B*tch (Brasil), Transamazonico – Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ (Brasil), XVII Zinentiendo – Mostra Int. de Cine LGTBQI (Espanha), Mostra Tiradentes SP – Filme de encerramento (Brasil), Inside Out (Canadá), 11° Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (Brasil), 28º Festival de Cinema de Vitória – Filme de Abertura (Brasil), Philadelphia Latino Film Festival (EUA), 40° Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival (EUA), 11° Rio LGBTQIA+ Film Festival (Brasil).

O diretor

Rodrigo de Oliveira é diretor, roteirista e montador, nascido em Volta Redonda/RJ em 1985, e radicado no Espírito Santo desde 2001. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário “Todos os Paulos do Mundo (co-dirigido por Gustavo Ribeiro, 2018), dirigiu ainda os longas-metragens de ficção “As Horas Vulgares” (co-dirigido por Vitor Graize, 2011), e “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (2015).

Lançou também os curtas-metragens “Eclipse Solar” (vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil, 2016), “Ano Passado Eu Morri” (2017) e “Os Mais Amados” (2019). “Os Primeiros Soldados” é sua segunda direção solo de longa-metragem.

A produtora

A Pique-Bandeira Filmes é uma produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual fundada em 2011 em Vitória, Espírito Santo. Seu foco é a produção e distribuição de projetos autorais para os segmentos de cinema, TV, streaming e outros.

Seus filmes foram exibidos e premiados em festivais como International Film Festival Mannheim-Heidelberg (Alemanha), Locarno Film Festival (Suíça), Festival do Rio, BFI Flare (Inglaterra), IFFI Goa (Índia), Mostra de Cinema de Tiradentes, Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, Festival Cinematográfico do Uruguai, Festival de Vitória, Mostra Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum, DOCSMX, Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, entre outros. Também foram licenciados para canais de TV e plataformas como Canal Brasil, CineBrasil TV, Prime Box Brazil, Amazon Prime, NOW e Vivo Play.

Sobre a Olhar Distribuição

A Olhar Distribuição nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo, de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos. Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e culturas singulares. Nosso objetivo é respeitar cada obra e transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais e reais, e levá-las a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão.

Os filmes já distribuídos pela Olhar são: “Meu Corpo é Político”, “A gente”, “Ferrugem”, “Homem Livre”, “António Um Dois Três”, “Eleições”, “Dias Vazios”, “A Parte do Mundo que Me Pertence”, “Rafiki”, “Fernando”, “Meu Nome é Daniel”, “Nóis por Nóis”, “Alice Júnior”, “A Mesma Parte de um Homem”, “Mirador” e “Jesus Kid’.

Ficha Técnica:

2022 | Brasil | Drama | 107’

Roteiro e direção: Rodrigo de Oliveira, Fotografia: Lucas Barbi, Elenco: Renata Carvalho, Johnny Massaro, Clara Choveaux, Alex Bonini Muller, João Vitor Camilo Azeredo, Higor Campagnaro

Sinopse:

Em 1983, o jovem biólogo brasileiro Suzano tenta sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes.

Com Karina Almeida

Cristiano Ronaldo perde carro de 1,8 milhão de euros (R$ 10 milhões)

Os primeiros soldados

Os primeiros soldados

Os primeiros soldados

Os primeiros soldados

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham