Quem somos[email protected]

Search

Palmas para Vila Velha/ES | Na Copa Brasil de Abertura de Empresas, VV emplaca o 3º lugar em menor tempo para abrir um negócio | 12/10

Palmas para Vila Velha

Palmas para Vila Velha

É o 3º campeão do Brasil com menor tempo de abertura de empresas

COLUNA AQUI VILA VELHA

Don Oleari

Texto: Cláudio Figueiredo, da Assessoria de Imprensa PMVV

Foto de capa: prefeito Arnaldinho Borgo, esquerda, e secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, à direita.

Líder em desburocratização, geração de empregos e fomento ao desenvolvimento econômico sustentável no Espírito Santo, Vila Velha conquistou o terceiro lugar geral no ranking nacional das cidades com menor tempo de abertura de empresas, conforme divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – https://www.clp.org.br/.

Para definir a classificação do “Ranking de Competitividade dos Municípios”, o CLP considerou o tempo médio para abertura de empresas na REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) – https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/conhecer-a-rede-nacional-para-a-simplificacao-do-registro-e-da-legalizacao-de-empresas-e-negocios-redesim – levando em consideração o tempo na etapa de viabilidade e o tempo na etapa de registro de novos empreendimentos, em todos os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes.

O estudo é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos envolvendo  projetos, ações e programas da gestão municipal, planejados e executados para incentivar a abertura de novas empresas.


menor-tempo-para-abrir-empresa-vv-e1697121426206.jpg
12 de outubro de 2023
17 KB

Palmas para Vila Velha

Nove horas

Em Vila Velha, o tempo médio para a abertura de empresa é de apenas 9 horas: uma referência para o Espírito Santo e para o Brasil.

O bom resultado é fruto das medidas que vêm sendo adotadas pela Prefeitura para simplificar e agilizar os processos burocráticos; modernizar a legislação municipal; promover melhorias contínuas no ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo para atrair novos investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico da cidade.

Compromisso

O prefeito Arnaldinho Borgo não escondeu a alegria de conquistar o terceiro lugar no ranking nacional das cidades com menor tempo de abertura de empresas e enfatizou seu compromisso de melhorar ainda mais a experiência dos empreendedores que desejam investir em Vila Velha. Ele garantiu que a administração municipal seguirá trabalhando para eliminar obstáculos e acelerar os procedimentos necessários para a abertura de novos negócios.

“Esta conquista é um testemunho do espírito empreendedor dos setores produtivos da comunidade canela-verde e da colaboração da administração pública. Empresas locais e startups têm desempenhado um papel fundamental na economia da cidade, gerando empregos e promovendo o crescimento social e econômico. Este é o viés da nossa gestão, que busca facilitar a vida de pequenos, médios e grandes empresários, para todos tenham condições de empreender e prosperar em Vila Velha”, ressaltou Arnaldinho.

Integração

A integração de Vila Velha ao Simplifica ES unificou os dados cadastrais da Receita Federal e dos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Isso proporcionou maior facilidade, segurança e agilidade processual: bom para o empreendedor e melhor para o município, que hoje conta com 63.424 empresas em funcionamento e 82.697 profissionais trabalhando com carteira assinada.

“Criamos um Comitê de Desburocratização; atualizamos a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; simplificamos um total de 497 atividades econômicas, que foram dispensadas da obrigatoriedade de obter licenciamento municipal; dinamizamos o trabalho do setor de Consulta Prévia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; e alavancamos o atendimento aos empreendedores da cidade, ofertando diversos serviços, como cursos de capacitação, consultoria, precificação, acesso ao microcrédito, regularização fiscal e análise de planos de negócios, entre outros”, lembrou o prefeito Arnaldinho.

Parceria e apoio

Para estreitar a parceria do município com as entidades e setores produtivos, a Prefeitura abriu um canal permanente de diálogo e relacionamento que ajudou a fazer de Vila Velha a melhor cidade e o melhor município do Espírito Santo para se empreender.

enap.jpg12 de outubro de 2023 32 KB
enap – escola nacional do serviço público

Além disso, vale anotar que Vila Velha/ES é a 29ª do Brasil cidade e município, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado em julho deste ano pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap).

Apoio para comprar no município

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, aborda o apoio instituciobal oferecido em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a abertura ou a melhoria do negócio até o estímulo a que todos comprem de quem produz no próprio município:

“A Prefeitura de Vila Velha também presta apoio a quem quer abrir seu próprio negócio ou melhorar a administração de seu empreendimento, ampliar as vendas, aumentar a lucratividade e conquistar maior presença no mercado formal de Vila Velha. A gestão busca, ainda, aumentar o número de empresas locais inscritas em seu Cadastro de Fornecedores para comprar mais materiais, insumos, produtos e serviços de estabelecimentos que funcionam no próprio município”, salientou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

E ele completou:

“Graças às políticas de desenvolvimento econômico implementadas pela atual gestão, Vila Velha criou mais de 13 mil novos postos de trabalho em 2021 e 2022, quando 3.764 novas empresas foram abertas, levando o município a obter o melhor desempenho entre todos os municípios do Espírito Santo neste quesito”.

Palmas para Vila Velha

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Pedro Antonio de Souza | Belos arranjos florais de Carlos Miranda de Castro | Participantes do Mimoso Motofest visitam São Pedro | 11/10

Paulo César Dutra | Deputado Sergio Meneghelli, candidato a prefeito de Colatina em 2024 | Turma do Tiro de Guerra de 1970 programa encontro

Mengo | Rivaldo analisa chegada do técnico Tite ao Flamengo | 11/10

Canabidiol | Mazinho dá parecer favorável à proposta de Bispo Alves pela distribuição gratuita de remédio à base de canabidiol | 11/10

Presidente da AL/ES, Marcelo Santos, recebe vereadores de Cariacica | 11/10

 

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.