pano de fundo
Coluna PANO DE FUNDO –
Edilson Lucas do Amaral, comentarista político
Bandeira vermelha amor,
não chore mais…
O Governador do Estado Renato Casagrande declarou voto ao Lula para presidente, acenando ao PT nacional e principalmente ao capixaba que deseja caminhar junto nas próximas eleições. O Senador Cantarato já aceita recuar, mas e o Senado? Helder Salomão está de olho.
Veni, vidi, vici
O deputado federal Da Vitória tem mandado diversos recados, acenando ao governador Casagrande que ele é o que poderia vencer a corrida para o Senado pelo Espírito Santo. Ele tem apoio dos deputados do PP e são muitos, porém quer ser exclusivo. E como ficaria o Coronel Ramalho que aparece bem nas pesquisas?
Rose ou Rosé
Não se sabe se sai um molho rosé ou uma salada da decisão da escolha do candidato a senador preferido do governador Renato Casagrande, com grande aglutinação partidária. Casagrande tenta segurar todos, inclusive a senadora Rose de Freitas, que, com o MDB na mão, tem um longo tempo de TV. Ela, cortejada por muitos pelo mesmo motivo, espera fidelidade do governador.
Militares na espera
Por direito, os militares são a única categoria que tem prazo até 2 de julho para definir a qual partido político se filiar. Por esse motivo alguns são cortejados e até mesmo pressionados a se posicionarem. Cabo Eugênio (***), forte candidato a deputado estadual, lidera a categoria em plebiscito e preside a ACSPMBMES (Associação dos Cabos e Soldados da PM), também não decidiu o partido.
(***) NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari:
Cabo Eugênio foi muito assediado pelo Brasil 35, um partido sem fundo eleitoral e sem um segundo de televisão.
Quesito que, aliás, afastou muita gente, inclusive o pré-candidato a senador Indalecim Carone, que foi pro AGIR36, comandado por Adriano Rocha. O Brasil 35, aliás, é cheio dos mistérios: ninguém responde a pedidos de informação sobre suas atividades. Nem a arrogante secretária geral, Fabrícia Soares, que usa um salto Luis 15 arretado, nem muito menos a agência que supostamente assessora o Brasil 35. O que se sabe é que a agência assessora a campanha de Cabo Eugênio. Nada mais se sabe, nem adianta perguntar porque nunca se tem respostas (Don Oleari).
Tem Vasco na área
O comentarista e repórter esportivo nacionalmente conhecido Sandro Gama, locutor do canal oficial do Vasco da Gama e da TV Band, está em sua terra natal, Colatina, em forte campanha. Gama, que vê o Vasco na primeira divisão, acredita no calor da torcida vascaína capixaba para sua eleição para a Al|ES. Já deu certo com Giovane. Sandro Gama foi secretário de Esportes da Prefeitura de Colatina, na administração Gurino Balestrassi.
Coronel Wagner, me ensina!
Quem roda o Espírito Santo palestrando sobre acidentes domésticos e qualificando professores da rede municipal de ensino em todo o estado é o ex-candidato a prefeito de vila velha Coronel Wagner. Ele, que é da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros militar, leia-se um porta-voz, tem conquistado corações por onde anda. Comenta-se que é pré-candidato a deputado federal e o Republicanos conta com o Coronel no partido como possível deputado. Mas tem muita gente de olho!
Ferraço filho é o Vice-Governador ?
Enivaldo dos Anjos, que trabalha para eleger seu sobrinho Mazinho dos Anjos deputado estadual, crava o nome de Ricardo Ferraço como vice na chapa do governador Renato Casagrande. Contando com a eleição de Casão, Enivaldo enxerga que o próximo vice-governador será o condutor do processo sucessório em 2026. Enivaldo, que enxerga longe, já articula o processo eleitoral de 2030.
DEVAgar
Quem partiu pra cima de Serginho Meneghelli, pré-candidato a senador pelo Republicanos, foi o vereador Devanir Ferreira, de Vila Velha/ES. Ele, que é pastor evangélico e pré-candidato a deputado federal no mesmo partido, não aceita Serginho Meneghelli na chapa. O vereador vilavelhense aconselhou ao ex-prefeito de Colatina, Serginho Meneghelli, bem situado nas pesquisas publicadas para pré-candidatos a senador:
“Vai ser prefeito no Rio de Janeiro. O partido não lhe enganou”, diz a respeito. Há quem diga que foi bem instruído pelo ex-senador Magno Malta.
Miro, mirando
Pré candidato a deputado estadual, o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itaguaçu, Miro está otimista e na belíssima igreja matriz da cidade, ele já consegue mirar sua eleição. Será de prefeito? Na foto, deputado estadual Rafael Favato, presidente do Patriotas, este colunista e Miro, que ficou em segund lugar, bem colocado, na eleição de prefeito de Itaguaçu.
Quem fará Federal
A discussão das chapas para as próximas eleições, aos 48 minutos do segundo tempo, é quem sai e quem fica como pré-candidato a deputado federal. O mercado político estima que apenas quatro partidos farão deputados em função de uma legislação em que o partido que não conseguir a legenda, terá que ter 80% dos votos da mesma legenda. É muito Pitágoras na política capixaba.
pano de fundo
Kleber Frizzera: Felicidade | 18/6
pano de fundo
http://enivaldodosanjos.com/portal/
pano de fundo
pano de fundo
pano de fundo