Paradigmas – Eustaquio Palhares – 0

paradigmas

paradigmas

Paradigmas, quem sabe como se adestra uma pulga ou um elefante tem a clara noção de como se constrói um paradigma.

Coluna Contraponto – Eustaquio Palhares

contraponto
Pulga

http://paradigmas

Quem sabe como se adestra uma pulga ou um elefante tem a clara noção de como se constrói um paradigma. O padrão vigente, a norma tácita, a regra implícita que à força do hábito se repete e se pereniza, inercialmente.

Nos últimos 30 anos a ebulição tecnológica cozinhou muitos paradigmas embora tantos ainda resistam teimosamente.

Desligue  os motores do transatlântico a um quilômetro do porto quando deveria tê-lo feito a cinco quilômetros pra ver se ele consegue parar. Essa é a força da inércia que, equivalentemente, sustenta a prevalência do paradigma.

fio-dental.jpg
Fio dental

paradigma

Na química, a catalisação é o efeito de alteração da velocidade de uma reação. A tecnologia catalisou  usos e costumes de modo tão abrupto  que os anatais ou digilógicos  (esses híbridos dos analógicos que compulsoriamente viram digitais) sentem-se  meio que órfãos dos hábitos que, como ritos, pontuavam rotinas e comportamentos.

Verdade que os babys booms tem a seu favor transições de épocas e cenários que lhes permite comparar as perdas e ganhos de cada contexto.

Ver uma mulher de fio dental sempre será um deslumbre para essa tribo, ainda que a libido que inspirava – ou fomentava – jornadas infatigáveis de sexo selvagem seja pouco mais que uma reminiscência.

E por mais que milenniais, Zs e Ys pensem que sempre foi assim, tão banal. Sim, claro, estou falando de dentro da bolha do gênero, antes que as eternas patrulhas  vociferem.

Simultaneamente quando esse boomer porta um apetrecho – mobile, gadget, ainda são impróprios – que é um virtual controle remoto da vida prática juntando quase todas as conquistas tecnológicas do século passado – telefone, fax, câmera de vídeo, gps, correio instantâneo, computador, calculadora, arquivos de textos e imagens, máquina fotográfica, etc – não há como não se comprazer com a modernidade.

Bom ter chegado até aqui. O futuro correndo a mais de 60 minutos por hora…

paradigmas
Eustaquio Palhares

Eustaquio Palhares, jornalista

http://paradigmas

eustaquio-assinatura
EP

 

 

 

Majeski: “reforma administrativa precisa começar pela elite dos Poderes” – 02

Capixabas do vôlei de praia vão seguir caminhos diferentes até Tóquio  – 02

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham