Parque Costeiro
1 – Vale pode patrocinar projetos com foco na inclusão social
2 – Moradores pedem mais iluminação em algumas ruas do bairro-cidade
Coluna AQUI JARDIM CAMBURI
Anilson Ferreira e Don Oleari
Moradores de Jardim Camburi terão mais um parque como parte de um compromisso da Vale, celebrado com o Ministério Público e cumprindo parte de ações para reduzir os índices de poluição no bairro norte de Vitória.
O Parque Municipal Costeiro será construído no final da Praia de Camburi, logo depois do Parque Atlântico, às margens do viaduto que leva à sede da companhia mineradora.
Educação ambiental, pesquisa e recuperação ambiental no terreno costeiro, serão os temas principais do Parque Costeiro
Cabe lembrar aqui que o Parque Atlântico, um excelente espaço com todos os equipamentos para desfrute da comunidade de Jardim Camburi e da capital, também foi construído pela Vale, que mantém ainda um sítio muito visitado pelas comunidades do ES e do Brasil, o Parque Botânico situado junto a uma reserva florestal e a uma lagoa ao lado do conjunto habitacional Atlântica Ville.
“Estamos trabalhando pela sustentabilidade e queremos ser exemplos para outros lugares”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao anunciar o novo parque.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, falou sobre o significado do novo parque:
“A instalação do Parque Costeiro proporcionará a todos experiências de educação ambiental, pesquisa, conhecimento, recuperação ambiental”, ressaltou.
O Parque Costeiro alcançará inclusive a área da antiga Biquinha, que sempre foi um local muito procurado por moradores, pescadores e os peladeiros de plantão, bem no final da avenida Dante Michelini.
Vale: Esportes e inclusão social
Projetos esportivos com foco na inclusão social podem ter patrocínio da Vale através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte
Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro deste ano no site patrocinio.valeglobalcomm.com
Mais iluminação
Moradores contataram os redatores desta coluna para lembrar que algumas ruas de Jardim Camburi continuam muito escuras.
Eles dizem que embora em algumas ruas a iluminação tenha melhorado, “ainda falta muito”, disseram.
Citam o longo percurso da avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, incluindo a quadra que reúne o maior números de bares, restaurantes, entretenimento em geral, na altura da praça e da Rua Silvino Greco.
Lembram também a outra avenida troncal, a José Celso Cláudio, que liga a avenida Dante Michelini ao Bairro de Fátima. Falam também da relativa escuridão na rua Judith Leão Castelo Miguel, além da praça Nilza Mendes, cujo entorno é também de baixa iluminação.
Por dúvida das vias, estes colunistas e o colega cinegrafista Elias Matos Rodrigues deram uma circulada noturna por algumas ruas e confirmaram o registro dos moradores. Jardim Camburi está carente de uma ampla revisão na iluminação geral de ruas do bairro.
Parque Costeiro
Edição, Don Oleari – [email protected] – https://twitter.com/donoleari
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Carteirinha do Sesc passou a ser digital para todos os serviços | 8/8
Literatura e a náusea: questões sobre tempo e literatura | 8/8