Parque do Caparaó
Redação e Edição : Don Oleari
Com informações de Nety Façanha, Assessoria de Imprensa
Parque do Caparaó, polo importante para o turismo do Espírito Santo, necessita recuperação de estradas.
Com o objetivo de garantir a reabertura do Parque Nacional do Caparaó, do lado do ES, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, pediu ao governador Renato Casagrande a intervenção do governo estadual na recuperação e manutenção da estrada de acesso ao parque, fechado à visitação por estarem precárias as condições da estrada de acesso ao Pico da Bandeira, importante para o turismo.
“Chuvas e falta de manutenção impossibilitam o tráfego de veículos até o acampamento mais próximo à subida da montanha. A administração do Parque solicitou apoio ao prefeito do município de Dores do Rio Preto, que disse não dispor de recursos para resolver o problema. O Parque já chegou a receber 123 mil visitantes em um único ano”, declarou o presidente Marcelo Santos.
O Parque Nacional do Caparaó é um importante patrimônio natural do Espírito Santo e do Brasil. Localizado na Serra do Caparaó, 80% de sua extensão ficam do lado espírito-santense.
O Parque abriga grande diversidade de ecossistemas, como matas de altitude, campos rupestres e nascentes de rios. Além disso, o parque é famoso por abrigar o Pico da Bandeira, que é o terceiro ponto mais alto do país, com 2.892 metros de altitude.
“É fundamental que a estrada que dá acesso ao parque esteja sempre em boas condições, permitindo o tráfego de veículos e a visita dos turistas de todo o país e até do exterior, que são atraídos pela beleza única do local. Além de garantir o desenvolvimento do turismo na região, a conservação do parque também é importante para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais da Serra do Caparaó”, complementou o parlamentar.
O governador Renato Casagrande afirmou a Marcelo Santos que solicitaria uma avaliação técnica da estrada sobre as obras necessárias e complementou dizendo que levaria a demanda ao governo federal através da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Rubens Pontes | Suicídio, tema tabu: a fragilidade das reações humanas | 22/4
Parque do Caparaó