Quem somos[email protected]

Search

Pênis | Pesquisa do King’s College London publicada no The Journal of Sexual Medicine: Exercícios podem mudar formato e tamanho do pênis? | 28/9

Pênis

Pênis

Exercícios físicos são benéficos em qualquer idade e aconselháveis a quaisquer sexos para a saúde em geral das pessoas. A verdade sobre exercícios e dispositivos que prometem modificar o pênis.

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | O texto, organizado pelo jornalista Alcindo Batista, é todo fundamentado nas pesquisas do King’s College London e de outras instituições citadas ao longo da matéria, calcada em outras 17 pesquisas acadê micas.

Você está satisfeito com o tamanho do seu pênis? A pesquisa feita pelo King’s College London  – https://www.kcl.ac.uk – mostra que 30% dos homens estão insatisfeitos com o tamanho do seu, enquanto 35,2% afirmaram estar satisfeitos.

O estudo foi realizado com 173 homens e publicado no periódico The Journal of Sexual Medicine – https://academic.oup.com/jsm.

Se essa é uma preocupação para você, eis números que podem ajudar. Um estudo publicado no periódico BJU International  – https://www.bjuinternational.com/ sintetizou dados de 17 pesquisas acadêmicas que incluíram medidas de 15.521 homens ao redor do mundo, todos seguindo métodos padronizados de medida.

Alguns destaques:

  • O tamanho médio de um pênis flácido é de 9,16 cm de comprimento e 9,31 cm de circunferência.
  • Quanto ao pênis ereto, o tamanho médio é de 13,12 cm e a circunferência é de 11,66 cm.
  • Apenas 5% dos homens possuem pênis eretos que chegam a 16 cm de comprimento. Da mesma forma, apenas 5% dos homens têm pênis que medem 10 cm de comprimento.

Para acabar com algumas dúvidas, há boas práticas de medições: todas foram feitas desde o osso do púbis até a ponta da glande. Toda gordura que cobria o osso púbico foi comprimida antes das medições e o prepúcio não foi considerado. Para a circunferência, por sua vez, a medida pode vir tanto da base quanto do meio do pênis.

Os números são esses, mas fato é que muitos homens não se sentem felizes com o tamanho da sua genitália e, por isso, podem querer recorrer a métodos e alternativas que prometem aumentar o tamanho e a espessura. Porém, será que isso realmente funciona?

Algumas perguntas e respostas sobre os cuidados e a anatomia do pênis.

Exercícios penianos podem mesmo mudar o tamanho e o formato do pênis?

A resposta é não. É comum encontrar várias promessas milagrosas na internet, de dispositivos a técnicas que supostamente aumentam o comprimento e a circunferência do pênis, mas há muito mais inverdade do que verdade nisso – e inclusive alguns perigos envolvidos.

Há exercícios que são alegadamente feitos para aumentar o comprimento, enquanto outros supostamente visam aumentar a circunferência do pênis, mas não há comprovação científica de que isso realmente possa ajudar a atingir os objetivos propostos.

Quando se fala sobre alguns dispositivos, como anéis e bombas penianas, as “promessas milagrosas” não costumam passar de alegações. Uma revisão publicada no periódico Sexual Medicine Reviews em 2020 concluiu que as promessas  de benefícios são “evidências escassas e de baixa qualidade”.

É perigoso fazer exercícios penianos?

Dependendo de como eles são feitos, é possível que o homem, ao invés de um pênis maior, saia com algum tipo de lesão.

Por exemplo, existe a chamada “técnica de jelqing”, que supostamente aumenta a espessura do pênis, mas um estudo publicado no periódico Translational Andrology and Urology em 2017 concluiu que não há evidência que suporte esta técnica ou outros exercícios de alongamento peniano, e pior: fazer isso aumenta a probabilidade de causar alguma lesão devido ao manuseio agressivo do pênis.

O pênis é um músculo?

Não! Esse é um grande mito, e entender que não é verdade já pode ajudar a desmistificar uma série de coisas em sua mente acerca do crescimento, alongamento ou fortalecimento peniano.

A aparência do pênis pode parecer a de um músculo porque ele fica mais rígido quando ereto, mas ele é composto principalmente por tecidos esponjosos. Seu endurecimento se dá no momento da ereção por conta do aumento do fluxo de sangue no órgão.

Como ele não é um músculo, portanto não pode ser construído ou aumentado da mesma forma que um  bíceps ou tríceps, por exemplo.

E quanto aos exercícios físicos em geral, eles podem melhorar a aparência do pênis?

Aqui já entramos em outra seara, falando não sobre exercícios especificamente penianos, mas sim sobre atividades físicas como musculação, exercícios aeróbicos e afins. Neste caso, pode sim haver alguns benefícios estéticos, mas é importante entendê-los.

Primeiramente, quando se tem uma rotina de atividades físicas constantes, especialmente quando essas são acompanhadas de uma alimentação saudável e do uso de suplementos indicados por profissionais da saúde e especialistas no assunto, a tendência é de, com o passar do tempo, ter um corpo mais bonito e bem-definido.

Isso naturalmente torna o corpo mais belo, além de poder aumentar a autoestima, ganhos bastante significativos quando se pensa na satisfação que um homem tem com o seu corpo.

Em relação à região peniana, a prática de exercícios físicos “normais”, para o corpo, não tende a aumentar o comprimento ou a circunferência do pênis. Porém, isso pode ajudar a reduzir aquela gordura que fica sobre o púbis, a qual, no estudo que compilou as medidas de mais de 15 mil homens ao redor do mundo, foi comprimida para medir o pênis.

Uma vez que essa camada de gordura é menor, a impressão que pode ficar é a de que o pênis ganhou alguns milímetros (ou centímetros, eventualmente), embora o órgão, de fato, não tenha sido alterado.

Logo, tanto por isso quanto por todos os outros benefícios já conhecidos que são resultantes da prática de atividades físicas constantes, elas são mais que indicadas.

Qual procedimento o homem insatisfeito com o seu pênis poderá fazer?

Existem técnicas cirúrgicas que podem resultar no aumento peniano, como a faloplastia, indicada para pacientes que tenham problemas funcionais, ou seja, quando o pênis escapa facilmente durante o ato sexual ou quando não há boa capacidade penetrativa.

A cirurgia é indicada para casos específicos, como quando o paciente desenvolveu uma fibrose peniana, sofre de algum tipo de disfunção na relação tamanho e calibre do pênis, quanto ele passou por uma prostatectomia radical ou quando o procedimento de implantação de prótese peniana não apresentou bons resultados funcionais.

Essa, portanto, é uma questão que não deve se basear apenas na estética, assim como a Técnica Egydio, que tem como objetivo corrigir problemas funcionais causados pela Doença de Peyronie.

No final das contas, não existe dispositivo ou pílula mágica que resulte no aumento do pênis (nem mesmo o Citrato de Sildenafila, popularmente conhecido pelo nome comercial do medicamento de referência, o “Viagra”).

Por isso, mais vale cuidar da sua saúde e pensar mais na qualidade da relação sexual do que nas medidas envolvidas com ela.

O pênis e a auto-estima masculina

Muitos homens sofrem com a expectativa de terem que ser sempre ativos, potentes e satisfazerem suas parceiras ou parceiros, sem demonstrar qualquer fragilidade ou dificuldade. A questão é produto de uma pressão social que impõe normas sobre o seu desempenho sexual, tema complexo e delicado, que envolve aspectos culturais, psicológicos e biológicos.

Essa pressão pode gerar ansiedade, insegurança, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde, como disfunção erétil, ejaculação precoce ou perda de libido.

Algumas das normas sociais que influenciam o desempenho sexual de homens podem ser a associação entre masculinidade e virilidade, ou seja a ideia de que um homem de verdade deve ser capaz de ter relações sexuais frequentes, duradouras e variadas, com diferentes parceiras ou parceiros.

Desconsideração das emoções, sentimentos e necessidades afetivas dos homens, que são vistos como menos importantes ou até mesmo como sinais de fraqueza ou dependência, são agravantes da autoestima e aceitação masculina.

Pênis

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com informações de Alcindo Batista

Edilson Lucas do Amaral: Luiz Paulo Vellozo Lucas: “Diga ao povo que eu venho” | 27/9

DJ THZ: A Jornada Musical de Matheus Lopes | 27/9

Tite no Corinthians: Betfair aponta Tite como favorito para ser o novo técnico | 27/9

Crédito Internacional | São Paulo realiza maior evento da A. Latina para quem fatura entre R$ 24 milhões e R$ 3 bilhões por ano | 26/9

Watch Brasil transmite semifinal da CONMEBOL Libertadores™ entre Fluminense e Internacional pelo Paramount+ | 26/9

 

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados