Alexandre Caetano estreia coluna POLÍTIKA nesta quarta-feira – 9

Polítika com K

Polítika – …”o homem é, naturalmente, um animal político”, segundo disse aquele um, o tal Aristóteles.

Assessores de políticos, tremei! Vem aí nesta quarta-feira 9:

Coluna POLÍTIKA – Alexandre Caetano –

Quem é quem?

Alexandre Caetano se junta à tchiurma do www.donoleari.com.br – novo Portal Don Oleari – para uma nova missão.

Ele vai se ocupar da análise do cenário político do Espírito Santo, o municipal, o estadual e o periférico.

polítika
Alexandre Caetano

Alexandre Caetano é jornalista e historiador,  formado pela Ufes (Unkjversidade Federal do Espírito Santo).

Foi repórter em A Gazeta, no jornal eletrônico Século Diário e na revista Capixaba Agora. Durante 16 anos trabalhou como  assessor especial da Secretaria de Governo do Estado do Espírito Santo.

Trabalhou por um curto período na assessoria do Sindicato dos Ferroviários outro tanto na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes).
Como historiador, dedica-se a pesquisas sobre o período da ditadura militar no ES. Atuou como colaborador na Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espírito Santo.
Mafalda-politica.jpg
Mafalda

Quinenqui mandei dizer no bilhetimeil pros assessores da Assembleia Legislativa, Caetano vai percorrer do macro às miudezas, vai fazer obaoba praquem merecer obaoba e vai dar porrada em quem merecer porrada.

plítika
Chaves

Ele não vai fazer uma coluna carrancuda. Vai falar sério, num tom mais leve, menos mau humorado, como rezam as normas de redação do novo Portal Don Oleari.

Caetano é dusbão nisso daí. Ele frequenta um grupo composto de atuais e ex-assessores chamado “Excluídos da Sauna”. “Sauna” é o apelido que eles deram à Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa, com um ar condicionado raquítico (*), onde assessores e repórteres se atropelam e sofrem aquele calorão.
Alexandre Caetano, entonces, coceis, a partir desta quarta-feira no Portal Don Oleari. Pra mandar bilhetimeil pra ele, ói aí, ó:
Don-Oleari-Corleone
Don Oleari
Don Oleari,
Editor Chefão

https://extra.globo.com/

 livro-a-republica-capa.jpg
Platão, A República
Vã filosofia – sociedade, comunidade, coletividade

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade  e outras definições referentes à vida urbana.

O livro de Platão traduzido como “A República” é, no original, intitulado “Πολιτεία” (Politeía).

Em forma de diálogo entre Sócrates e três diferentes interlocutores, o texto clássico é uma investigação sobre a noção de uma comunidade perfeita e o indivíduo ideal dentro dela.

Durante a conversa, outras questões são levantadas: O que é o bem? O que é realidade? O que é conhecimento? A República também aborda o propósito da educação e o papel das mulheres e dos homens como guardiães do povo.

Para a Professora de História Juliana Bezerra, “Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto’.

Explica a professora Juliana Bezerra:

aristoteles8.jpg
A Política

– “Um dos primeiros a explicar o conceito de política foi o filósofo Aristóteles. No seu livro “Política” ele define que esta é um meio para alcançar a felicidade dos cidadãos. Para isso, o governo deve ser justo e as leis, obedecidas.

– Aristóteles: “Mas, para que um Estado seja bem organizado politicamente, não basta que tenha boas leis, se não cuidar da sua execução. A submissão às leis existentes é a primeira parte de uma boa ordem; a segunda é o valor intrínseco das leis a que se está submetido. Com efeito, pode-se obedecer a más leis, o que acontece de duas maneiras: ou porque as circunstâncias não permitem melhores, ou porque elas são simplesmente boas em si, sem convir às circunstâncias”.

Já no século XIX, quando o mundo industrializado se consolidava, o sociólogo Max Weber definiu:

– “A política é a aspiração para chegar ao poder dentro do mesmo Estado entre distintos grupos de homens que o compõem”.

https://www.todamateria.com.br/o-que-e-politica/ 

polítika

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham