As receitas de Anette Musso: Prato colorido | 22/10

prato colorido

Prato colorido

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As receitas de Anette Musso – Anette Musso, radialista

 

*   Quem anda às voltas com a alimentação saudável, com certeza, já ouviu falar do “prato colorido”, o queridinho de 10 entre 10 nutricionistas.  Alimentos coloridos deixam o visual do prato mais alegre e mais convidativo ao consumo, especialmente para as crianças.

*  As cores dizem muito sobre a qualidade da nossa alimentação. Elas ajudam a abrir o apetite e incentivam o consumo de alimentos que não gostamos ou que não temos o hábito de consumir.
*  Quanto mais cores, mais variedade de nutrientes.  Nosso corpinho agradece.
*  Se você fica em dúvida na hora de montar o prato, uma boa dica é acompanhar a listinha abaixo, que mostra quais são as cores responsáveis por cada nutriente. Mas, não tem muito segredo, não. Evite pratos monocromáticos e ganhe mais saúde de vitalidade.prato colorido
* O prato da foto tem cenoura e abobrinha assadas, refogado de folhas de cenoura e um filé de tilápia com alcaparras e cebolas. Gostoso e fácil de fazer e zero desperdício.

* Refogado de folhas de cenouras* Ingredientes1 maço de folhas de cenouras1 cebola picadinha1 dente de alho bem amassadoAzeite e sal* Prepare assim

* Retire as folhas das cenouras. Lave em água corrente. Utilize as cenouras em alguma preparação. Pique as folhas bem fininhas. Aqueça o azeite. Refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e as folhas picadinhas. Refogue, juntando um pouquinho de água para cozinhar. As folhas devem ficar macias. Tempere com sal e sirva.

* Listinha básica para deixar seu prato mais colorido* Amarelo/marrom: nozes, feijão, grão de bico, cereais integrais e soja são fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B e de minerais como o magnésio e o selênio.

* Laranja: Alimentos alaranjados como o mamão, a laranja, a cenoura, cajú são fontes ricas em vitamina A, betacaroteno e vitamina C.

* Verde: Os alimentos de coloração verde (brócolis, couve, alface, espinafre) são, além de excelente fonte de fibras alimentares, uma boa opção para ingerir vitamina K. Os verde escuros, especificamente, são ricos em nutrientes como o ferro, o cálcio e o ácido fólico.

* Vermelho: Os alimentos vermelhos são fontes riquíssimas de licopeno, antioxidantes naturais e vitamina C. Tomate morangos encabeçam a lista.* Roxo: Os alimentos roxos (açaí, uva, berinjela, jabuticaba, amora) são excelentes fontes de resveratrol e antocianina, antioxidantes naturais importantes para a nossa saúde.

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Prato colorido

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Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham