Prefeitura de Cariacica leva o CRAS móvel a Roda Dágua, na zona rural | 22/10

Prefeitura de Cariacica – CRAS móvel a zona rural

 IMG-20211021-WA0053.jpg
Pedagoga Cristina Cabral com o colunista

 

AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, correspondente comunitário –

 

A secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Cariacica , objetivando atender comunidades de difícil acesso e com remota mobilidade, principalmente distantes das sedes dos Centros de Referência e Assistência Social, está levando os serviços para o interior.

Desta vez, comunidades de Roda D’Água e região contaram com diversos serviços de assistência social e saúde, inclusindo nutrição e complemento no calendário de vacinas.

 danielle-lyrio-sec-de-acao-social.jpe
danielle lyrio, sec de ação social

Assim que cheguei ao local, Danielly Lirio, a Secretária de Assistência Social, já estava acompanhando e colaborando com as atividades. Também estiveram por lá a Secretária de Saúde, Roberta Goltara, e a sub-secretaria da pasta, Juliana Bruno.

O secretário de Agricultura, Nilson Teixeira, não compareceu por estar se recuperando do Covid 19.  Foi representado pelo sub-secretário Jorge Rocha Cardodo, e por Gleison  Nicolau, que coordena os trabalhos de manutenção das estradas rurais.

A Assistente Social em formação, que atua no apoio administrativo da Assistência Social, era só alegria. Facilmente percebia, a sua alegria no desempenho do trabalho.

O vereador Cleidimar Alemão (PROS),  chegou bem cedo, acompanhando o inicio dos trabalhos. Ele foi solicitado pela equipe a auxiliar na divulgação para que a comunidade pudesse ter conhecimento da ação.

 IMG-20211022-WA0004.jpg
jaquline rocha

O ex-vereador de Viana Manoel Gouveia, que é produtor rural na região de Munguba, esteve na ação realizada pela Secretaria de Assistência para atualizar seus cadastros.

Cumprimentei também Oladir Lorezon, do Encantado, onde como o próprio nome diz, quem visita, sai de lá literalmente encantado com a vista panorâmica de toda região metropolitana, bem como a nossa extensa vegetação e plantações de banana orgânica.

Danyelle Lirio, gestora do evento, afirmou que foi um sucesso, tendo o objetivo alcançado, pois logo pela manhã, antes do inicio das atividades já tinha grande parte da população se organizando pra entrar.

A secretária ficou tão feliz com o evento que nos próximos dias vai anunciar a data que vai atender a região 14, composta por Duas Bocas, Sertão Velho, Destacamento de Cima, Destacamento de Baixo, Cachoeirinha, Patioba, Sabão, Boqueirão, Maricará, Azeredo…

 andressa-biancardi-so.jpeg
andressa biancardi

A assistência social está mais perto das comunidades rurais do município levada por profissionais em um ônibus equipado para a prestação desse tipo de serviço. O acesso aos benefícios da assistência social avançam na região rural.

Os profissionais são responsáveis por incluir, orientar e encaminhar as famílias em situação de vulnerabilidade das áreas rurais do município para programas e serviços como o Cadastro Único, que permite recebimento do Bolsa Família, da Cesta Cidadã, e a participação nos cursos do Pronatec, e produtores rurais, que pretendem vender para o poder público.

“São encaminhamentos necessários para o acesso à renda e para serviços da Proteção Social Básica”,  destacou Andressa Biancardi, Gerente de Proteção social Básica.

 IMG-20211017-WA0361-2.jpgCristina Cabral disse que foi feita a busca ativa das famílias com perfil para o atendimento e ainda contato com associações de moradores, igrejas, unidades de saúde e escolas.

“Nosso objetivo é dar a atenção que a área rural de Cariacica merece, pois representa a maior parte do território do município”, enfatizou.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) presta serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles os grupos de convivência para crianças, jovens e idosos.

O Cras tem também a função de gestão territorial da rede de Assistência Social Básica, promovendo a organização e a articulação das unidades referenciadas. O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

 IMG-20211021-WA0054.jpg

O principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva.

O Paif consiste em um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

https://donoleari.com.br/coluna-do-oleari-camilo-thomas/

https://www.cariacica.es.gov.br/

Prefeitura de Cariacica

Prefeitura de Cariacica

Prefeitura de Cariacica

Prefeitura de Cariacica

Prefeitura de Cariacica

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham