Primeira Comenda Camarada
Médico Victor Buaiz recebe primeira Comenda Camarada no Triplex Vermelho nesta sexta-feira
Pensando, pensando, pensando!
WILSON CÔELHO
Dando continuidade à sua proposta de existência como um espaço político e cultural de resistência, o Centro Cultural Triplex Vermelho criou a Comenda Camarada.
Foi criada por um júri composto por Perly Cripriano, Tânia Araújo e Wilson Coêlho. A comenda é uma forma de reconhecimento às pessoas que, a partir de seu engajamento político, contribuíram para a história do Espírito Santo.
A ideia é conceder essa Comenda anualmente a uma ou mais figuras de destaque em trajetórias políticas e humanistas.
“Camarada”
O termo “Camarada”, apesar de sua etimologia variada ao longo do tempo, tem, desde a 2ª Revolução Francesa e outras revoluções europeias de 1848, se tornado parte de um tratamento afetuoso entre aqueles que compartilham as mesmas ideias socialistas e, mais importante ainda, entre os que lutavam por elas.
Neste contexto, o termo passa a designar aqueles que estão “do mesmo lado na luta política pela solidariedade e compromisso com a classe explorada”.
Assim, não é por acaso que o Centro Cultural Triplex Vermelho escolheu e tem o prazer de conceder esta Comenda ao Engajamento Político e Social ao Dr. Victor Buaiz, considerando vários fatores:
- que, entre os objetivos da Comenda, estão o reconhecimento, o compromisso e a dedicação ao engajamento político e social;
- o incentivo a outras pessoas a seguir seu exemplo e se envolver em causas sociais e políticas; bem como a promoção da importância do engajamento político e social para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Victor Buaiz, desde o movimento estudantil, tem demonstrado um excepcional compromisso com o engajamento político e social, trabalhando incansavelmente para promover a justiça social, a igualdade e a democracia participativa.
Sua liderança e visão têm inspirado inúmeras pessoas a se envolverem em causas sociais e políticas, contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Enfim, a Comenda Camarada para Victor Buaiz é também uma forma de agradecimento pela sua vida dedicada às causas dos oprimidos, um registro de seu compromisso comprovado com o engajamento político e social.
Mais: as contribuições significativas de Victor para a promoção da justiça social e da democracia participativa, seu incomensurável empenho nas questões culturais.
Pela implantação da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura, pioneira no Brasil, a criação da Escola de Artes FAFI, além de desempenhar o papel crucial de liderança e inspiração para que outras pessoas se envolvam em causas sociais e políticas.
Anotou o dramaturgo alemão Bertolt Brecht:
“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são os melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.
Nesse sentido, estender nossa gratidão ao Camarada pela sua inspiradora contribuição ao engajamento político e social e sua dedicação como exemplo para todos nós, é reconhecer que Victor Buaiz é, de fato, imprescindível.
- Data: 20.12.2024
- Hora: 19 horas
- Local: Centro Cultural Triplex Vermelho
Primeira Comenda Camarada
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
Instagram: donoleare – https://www.instagram.com/donoleare/
Facebook: Oswaldo Oleare Oleari