Projeto A Vale, a Vaca e a Pena de Kleber Galvêas completa 26 anos em 6 de maio

Projeto A Vale

Projeto A Vale

A OMS, agência da ONU, estima que sete milhões de pessoas morram anualmente em decorrência da má qualidade do ar.

É preciso acordar e atualizar as Leis Ambientais, de 1990. A agência da ONU estima que sete milhões de pessoas morram anualmente em decorrência da má qualidade do ar.

Isto é muito mais do que a pandemia COVID-19. É um problema gravíssimo, mas descuidado pelos governos, mídia, escolas e, consequentemente, pela população. Nossa provocação artística completa 26 anos, em 6 de maio de 2022.

O CAPIXABA E O JAPONÊS DA KAWASAKI (Hoje, Arcelor Mittal)

No início dos anos 1970, se iniciava a atividade siderúrgica na Ponta de Tubarão, Vitória, ES, Brasil. A pioneira foi a japonesa Kawasaki.

Por influência dos cientistas Augusto Ruschi e Michel Bergman, francês, autor de “Cristianismo e Civilização Tecnológica”, na época morando em Santo Antônio, Vitória, eu tentei convencer Homero Massena a liderar uma passeata contra a instalação do parque siderúrgico no caminho do vento dominante, o nordeste..

A essa provocação Massena respondeu:

“Na hora em que a polícia vier baixar o pau você, magrelo e com essas pernas compridas corre, e eu aguento as cacetadas?” Ele estava com 87 anos.

Em 1972, durante almoço no Pedrinho’s Bar, Barra do Jucu (foto na página 13 do meu livro: Identidade Capixaba), depois de beber cerveja em algumas latas de ferro (o alumínio veio depois) e comer mais de 50 siris, Massena pintou a moringa que ilustra este texto.

Projeto A ValeEsta é a primeira peça de “arte protesto” produzida no Espírito Santo.

Observe nessa moringa a expressão infantil e postura tímida do capixaba, diante da atitude agressiva do japonês  (Kawasaki), discutindo a implantação do Parque Siderúrgico, em Tubarão.

A moringa foi achada no lixo do bar, o pincel usado foi feito na hora com um pedaço de bambu, e a tinta a óleo era do dono do bar, que a usava para pintar suas propagandas.

Esta peça e a coleção completa das telas desenhadas com a poluição, desde 1997, estarão expostas no ateliê   de  até de junho. A entrada é franca.

Mais informações sobre o projeto A VALE, A VACA E A PENA no nosso site:

http://www.galveas.com/a_vale_a_vaca_e_a_pena.htm

Projeto A Vale

EDP lança duas novas turmas da Escola de Eletricistas para mulheres no ES 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham