Dia de Proteção às Florestas foi neste 17 de julho | como a Suzano auxilia na preservação ambiental?

Compartilhe:

Proteção às Florestas

Proteção às Florestas

Dia de Proteção às Florestas: como a Suzano auxilia na preservação ambiental?

Empresa tem atuação significativa na restauração do verde florestal brasileiro e disponibiliza serviço gratuito para registro de ocorrências

A cada dia 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas, a Suzano, empresa globalmente reconhecida na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança das áreas florestais onde opera.

Com um forte apoio ao verde brasileiro e comprometida com a inovabilidade (a junção de inovação com sustentabilidade), a empresa realiza diversas ações voltadas à melhoria e à proteção do meio ambiente.

 Area-de-plantio-e-preservacao-Suzano-Mucuri-BA.jpg 19 de julho de 2024 69 KBA Suzano mantém um programa robusto de restauração ambiental, focado na recuperação e enriquecimento de áreas por meio do plantio de espécies nativas e da preservação da vegetação natural.

Com mais de 24 mil hectares de áreas florestais já restauradas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia, a empresa contribui para expandir a cobertura florestal e proteger importantes nascentes e mananciais hídricos.

Desde a década de 1990, a Suzano realiza um monitoramento contínuo da disponibilidade hídrica, tendo registrado mais de 1,7 mil espécies de fauna e flora na Bahia e em Minas Gerais, incluindo 151 ameaçadas de extinção e 110 endêmicas.

Outra importante iniciativa da Suzano foi o lançamento do canal “Guardiões da Floresta”. Este serviço gratuito centraliza e agiliza o recebimento de informações da população sobre ocorrências em áreas florestais, como incêndios (o problema mais reportado), furto de madeira, caça e pesca predatórias, além de invasões de terras.

No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a Suzano registrou 538 ocorrências de incêndios nas regiões onde opera nos estados do Espírito Santo e Bahia.

Dessas, 300 ocorreram em áreas próprias de plantio de eucalipto e reservas de matas nativas. Embora isso represente uma redução de 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, a média de mais de três ocorrências por dia destaca a necessidade contínua de vigilância e ação preventiva.

florestas, eucaliptos e nativas

Luiz Bueno, Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Suzano, enfatiza a importância da colaboração da população e alerta sobre os principais riscos.

“As chamas não conhecem divisas, podem atingir casas, propriedades e ainda representam danos sérios para o meio ambiente, saúde pública e economia local, uma vez que acarreta o aumento de atendimentos hospitalares e gastos gerais da população com a saúde”, reforça ele. “Com o ‘Guardiões da Floresta’ podemos intensificar nossa capacidade de resposta ao unificar as chamadas em um único canal, garantindo um monitoramento mais rápido e eficiente”, finaliza Bueno.

A empresa opera um sistema de monitoramento 24 horas por dia, utilizando tecnologia avançada como câmeras de vigilância e monitoramento por satélite para detectar incêndios e outras atividades suspeitas em tempo real.

As equipes de brigadistas da Suzano, treinadas segundo normas internacionais rigorosas, estão preparadas para agir não apenas nas áreas de propriedade da empresa, mas também em colaboração com o Corpo de Bombeiros local para proteger áreas vizinhas.

Além de reportar ocorrências, a população é alertada pela Suzano a ajudar na prevenção seguindo duas medidas simples:
– Não realizar queimadas sem autorização dos órgãos ambientais competentes ou em períodos de estiagem prolongada;
– Evitar o uso do fogo para eliminar resíduos sólidos (lixo) de residências.

Para mais informações sobre como contribuir com a proteção das florestas ou reportar problemas, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800 203 0000 ou enviar mensagens via WhatsApp.

A Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.

Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global.

A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).  www.suzano.com.br

Proteção às Florestas

Edição, Don Oleari – [email protected]

Com Victor Vicentis

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Luiz Felipe Bazzo | Dólar opera nesta sexta em queda, após anúncio de congelamento de gastos e apagão cibernético global

Pazola, líder das pesquisas, visita feira livre de Jardim Camburi

Linhares: Marianelli e Scaramussa empatam | TRE barra José Carlos Elias no PT | Túlio Maravilha ganha nos pênaltis! | Segunda dose da vacina contra dengueLinhares: Marianelli e Scaramussa empatam | TRE barra José Carlos Elias no PT | Túlio Maravilha ganha nos pênaltis! | Segunda dose da vacina contra dengue

Botafogo “papa porco” no espeto e Vasco “assa o dragão”

Marraia, filme de Diego Scarparo, abre férias para a meninada no Cine Metrópolis

Siga nossas redes:

Tags

Compartilhe:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

error: Conteúdo protegido!