Governador Casagrande sanciona reajuste do professor, aprovado nesta quarta pela AL/ES | 27/10

reajuste do professor

reajuste do professor

renato-sanciona-lei-aprovada-pela-al-1.jpeg

O governador Renato Casagrande sancionou na tarde desta quarta-feira, 27, o reajuste dos professores, conforme proposta apresentada por seu governo que tramitou nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa.

A AL/ES aprovou  a proçosta em regime de urgência,  proposto pelo deputado Bruno Lamas e acatado pelo presidente da AL/ES, Erick Musso.

Projeto foi aprovado por 24 votos, nenhum contrário. Segundo governo, remuneração pode ser incrementada em até 25%

Plenário da AL aprova reajuste em subsídio de professor

 IMG-20211027-WA0028.jpg
Lamas mandou fazxer placa em apoio ao Plano de Carreira dos Professores

Medida atualiza a carreira e a remuneração dos professores

Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (27), os parlamentares aprovaram nova progressão funcional de professores da rede estadual de ensino e a nova tabela de remuneração por subsídio. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 36/2021 foi aprovado por 24 votos a favor e nenhum contra após passar por reunião conjunta dos colegiados de Justiça, Cidadania, Educação e Finanças.

Na terça-feira (26), ao fazer o anúncio da reestruturação do Plano de Carreira do magistério, o governador Renato Casagrande (PSB) explicou que o percentual médio de correção é de 18,5%. Também informou que o professor que tem nível superior, por exemplo, vai receber uma correção de 25% no salário inicial.

reajuste-prof.jpg
SONY DSC

Enquanto relatava a matéria, Gandini (Cidadania) chegou a pedir a suspensão da sessão para analisar emenda apresentada por Sergio Majeski (PSB). O socialista sugeriu que o percentual de aumento entre as referências da progressão subisse para 3%, em vez de 2%, ao longo de um ano.

No retorno da sessão, Gandini explicou que não poderia acatar a emenda, uma vez que ela não apresentava impacto financeiro. De acordo com ele, o recálculo sugerido tornaria a matéria inviável. Respondendo a Rafael Favatto (Patri), o relator afirmou que aposentados que optaram por subsídio também seriam contemplados com as mudanças.

Majeski criticou a urgência para votação do PLC e considerou que a matéria conta com “armadilhas” na mudança dos níveis da progressão, que passaram de 3% para 2%. Conforme disse, isso causará perdas aos profissionais no médio e longo prazos.

No entanto, Freitas (PSB) ressaltou que a minoria dos servidores não optou por essa modalidade de vencimento e Dary Pagung (PSB), líder do governo na Casa, defendeu que a medida proposta pelo Executivo promove ganho salarial para a classe de professores.

Edição: Don Oleari
Com Giovani Pagotto

Foto: Lucas S. Costa

Governador Renato Casagrande anuncia a reestruturação do Plano de Carreira do magistério | 26/10

https://donoleari.com.br/governador-renato-casagrande/

Com Marcos Bonn e Nicolle Expósito

reajuste do professor
reajuste do professor
reajuste do professor

reajuste do professor

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham