Quem somos[email protected]

Search

Rendeiras de Bilro: Joel Rangel se reúne com Roberto Junior e Regina Ruschi para organizar festa | 7/7

Rendeiras de Bilro

don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1.jpeg
Don Oleari

Coluna AQUI VILA VELHA

Don Oleari

Rangel disse ao Portal Don Oleari que tratou do “terreno abandonado” da Barra do Jucu

 

Vereador Joel Rangel se reúne com Secretário de Cultura de VV e coordenadora do grupo para organizar festa das Rendeiras de Bilro, da Barra do Jucu.

 joel-rangel-2-1.jpg 7 de julho de 2023 87 KBNa foto, Joel Rangel com o secretário Roberto Junior, a sub-secretária de Cultura Carla Bastos e Raul Mesquita, da comunidade da Barra do Jucu, Vila Velha/ES.

O vereador Joel Rangel se reuniu na tarde desta quinta-feira com o secretário de Cultura de Vila Velha/ES, Roberto Junior, e com a coordenadora do grupo Barra de Renda, Regina Ruschi, da Barra do Jucu, para acertar os detalhes da festa em comemoração ao Dia Municipal das Rendeiras de Bilro, que será realizada dia 22 de julho.

“Estamos ajustando todos os detalhes para fazer uma festa bonita para a comunidade da Barra do Jucu e também para quem vier de fora. Terá desfile, apresentações culturais, música e barraquinhas de comida”, explica Rangel.

 

Ele destaca também que a festa das Rendeiras de Bilro é um resgate histórico e cultural de Vila Velha e, por isso, instituiu no município o Dia Municipal das Rendeiras de Bilro.

“A história das rendeiras de bilro de Barra do Jucu data de mais de um século. É arte viva, que não produz apenas moda, mas faz um resgate histórico e cultural da renda, que é artesanalmente feio pelas mãos dessas mulheres. É uma terapia e também uma forma de renda para elas”, afirma o vereador.

“Essa arte também conta a história de Rosa Leão Malta, a dona Rosinha, que se dedicava muito a ensinar cada vez mais mulheres que queriam aprender o ofício”, lembra Joel.

dona-rosinha-1-1.jpg 7 de julho de 2023 38 KBEm memória

O Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha é comemorado em memória de Rosa Leão Malta, a Dona Rosinha, falecida em 2019. Ela foi rendeira a vida toda.

Nasceu em 1930  e fazendo renda criou toda a família. Ela vendia suas rendas em Vila Velha e na capital, Vitória. Além disso, recebia turistas que compravam suas peças.

O vereador Joel Rangel diz que Dona Rosinha manteve o ofício e animou as mulheres da comunidade, sem se intimidar com as rendas industrializadas de preço mais baixo.

Juntou seu conhecimento ao trabalho do dia a dia e decidiu repassá-lo a outras mulheres da comunidade da Barra do Jucu.

Elas dão sequência ao trabalho e à dedicação de Dona Rosinha, perpetuando sua memória, fazendo rendas e criando renda para o sustento de suas famílias.

“Terreno abandonado”

Rangel também disse ao Don Oleari, portal de notícias, que

vem cuidando o “terreno abandonado” da Barra do Jucu

O vereador Joel Rangel informou também que está tratando do “terreno abandonado” da Barra do Jucu, assunto levantado pelo Don Oleari, portal de notícias, através de texto-denúncia do pintor Kleber Galveas. Ele disse que se reuniu com Galveas e com o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Júnior, que se interessou em conhecer o assunto.

Rangel informou que o secretário de Cultura ajustou com ele uma ida à Barra do Jucu para ver as atuais condições do terreno – dando cumpim, segundo Kleber Galvêas registrou inclusive em fotos publicadas por este portal de notícias.

Rangel comentou que está também  conversando sobre o resgate da Casa da Cultura, que a Barra do Jucu perdeu há tempos para uma delegacia.

“Hoje tem uma unidade de saúde, muito importante também, mas precisamos rever o tema da Casa da Cultura”, disse Joel Rangel.

Rendeiras de Bilro

Redação final e Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Edilson Lucas do Amaral: em Vitória, jogo político, seus trunfos e blefes | Coluna Pano de Fundo | 7/7

Rivaldo elogia a chegada de Diniz para a Seleção Brasileira | 7/7

Cafeicultura ganha qualidade com biotecnologia | 7/7

 

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.