Rerigtiba tem podcast Peregrinos nesta sexta-feira | 9/7

rerigtiba

Rerigtiba lança Peregrinos, podcast.

rerigtiba

Depois de Tudo, houve um grande silêncio, o mundo foi dividido em dois grupos que disputam a guarda de jovens cujas habilidades escondem um grande segredo, é o enredo de PEREGRINOS, podcast que faz sua estreia a partir desta sexta-feira (9) no Spotify e conta com nove episódios em sua primeira temporada.

Inspirada em romances policiais, jogos de RPG e no universo game, essa  audioficção tem a direção e dramaturgia assinadas por Nieve Matos e foi desenvolvida em colaboração com atores do Grupo de Teatro Rerigtiba de Anchieta-ES.

A cada semana ao longo deste mês de julho, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, serão veiculados três novos episódios. O público acompanhará o embate entre dois grupos rivais, Peregrinos e Proprietários, que se revezam entre perseguições, fugas, resgates e emboscadas na disputa por territórios e pela guarda dos irmãos e adolescentes Ana e Sol, também chamados de Os Inocentes. Trata-se de uma aventura pela conquista da liberdade onde os dons desses dois jovens são um fator central.

Voltada para o público jovem, a audiossérie PEREGRINOS é ambientada em um mundo pós-apocalíptico e sem uma data definida no qual a tecnologia e habilidades extra físicas são elementos decisivos na resolução da trama. Nessa primeira temporada, são apresentados 12 personagens atemporais, entre principais e coadjuvantes, que ganham vida nas  vozes de Affonso Alvarenga, Camila Ziviani, Danilo Curtiss, Marcelle Ludgero, Murillo Pompermayer, Lucas Carvalho, Sara Lyra e Welida Pontes. A produção é de Telma Amaral. O projeto do podcast PEREGRINOS foi contemplado pelo Edital Cultura Digital/Lei Aldir Blanc da Secult-ES.

Ver com os ouvidos

Diferentemente do teatro e do cinema, uma audioficção depende exclusivamente do elemento sonoro para criar uma narrativa. Esse tipo de dramaturgia não pode fazer uso da visualidade para desenvolver sua concepção cênica e expressiva. Tal especificidade foi uma novidade para a diretora e dramaturga Nieve Matos e para o próprio Grupo de Teatro Rerigtiba. “Nunca havia escrito nada ficcional para o formato podcast, o que foi um desafio.

Nesse tipo dramaturgia, a criação do universo cênico depende somente da sonoridade, é preciso pensar a cena não de uma forma visual, mas exclusivamente sonora, sem recursos como a iluminação, o figurino ou o cenário. Temos que criar situações e ações em que o efeito sonoro ou trilha componham a narrativa de modo que os ouvintes criem suas próprias imagens assim como eram nas rádios novelas do passado. Aqui, a respiração é mais importante do que a expressão do ator. Precisamos ouvir a respiração do personagem para entender quais são suas emoções e conflitos”, explica a diretora.

Em 2016, Nieve Matos já havia experimentando a criação de textos dramatúrgicos em parceria com o Grupo de Teatro Rerigtiba quando concebeu e dirigiu o espetáculo “Uma Viagem no Tempo”, montagem que também apresenta uma narrativa distópica e que trata da preservação dos recursos hídricos.

Segundo a dramaturga, nesse tipo de processo criativo é fundamental manter uma escuta ativa e afetiva e que a ideia para a ficção surgiu a partir do diálogo direto com os integrantes da companhia de teatro: “foi quase uma escrita por encomenda. Primeiro definimos um tema comum para desenvolver a história. A cada encontro eu trazia os episódios escritos a partir dos quais íamos definindo a trama e os perfis dos personagens. O Grupo Rerigtiba é dono de uma trajetória e linguagem próprias,  tem muito cuidado com o que produz, por isso essa escrita colaborativa é uma forma de garantir um resultado estético que tenha  coerência com a organicidade da companhia”.

Rerigtiba, o Grupo

O Grupo de Teatro Rerigtiba, com sede na cidade de Anchieta-ES, é um coletivo de artistas que se dedica à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética; consolidou seu caminho, nessas duas décadas de aprendizado, nos processos da carpintaria teatral, através de intercâmbio e criação colaborativa. Práticas que foram incorporadas ao processo de produção, criação e encenação do grupo resultando em trabalhos singulares, ousados e prazerosos.

Serviço

Estreia da primeira temporada do podcast PEREGRINOS do Grupo de Teatro Rerigtiba

Episódio 01 disponível a partir desta sexta-festa (09) no Spotify.

Três novos episódios ficarão disponíveis semanalmente ao longo deste mês de junho, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos.

Teaser da primeira temporada: https://bit.ly/PEREGRINOS_teaser

Artes Divulgação: https://bit.ly/PEREGRINOS_artes_divulgação

Facebook e Instagram @grupodeteatrorerigtiba

Sinopse

Durante muito tempo, uma guerra entre dois grupos opositores devastou uma grande área hoje conhecida por Desterro, onde movem-se os Peregrinos.

Do outro lado da fronteira, cercados por uma grande força bélica, vivem os Proprietários, donos de toda a produção e capital das propriedades privadas chamadas de Privates, comandados pelo Proprietário Geral da Nação e seus generais. A disputa pela guarda de dois jovens irmãos, Ana e Sol, foi responsável pela batalha final, que quase pôs fim à comunidade peregrina. Depois de

tudo, os irmãos trilham seu próprio caminho entre terras desconhecidas e o seu destino poderá levar o mundo ao fim ou a um novo recomeço.

Roteiro e direção: Nieve Matos

Produção: Telma Amaral

Elenco(vozes): Affonso Alvarenga, Camila Ziviani, Danilo Curtiss, Marcelle Ludgero, Murillo Pompermayer, Lucas Carvalho, Sara Lyra e Welida Pontes

Realização: Grupo de Teatro Rerigtiba

Com Paulo Gois Bastos – 27 98134 6831

https://donoleari.com.br/aqui-colatina-paulo-cesar-dutra-don-oleari/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham