Reserva de mercado
Coluna MEU VINHO MINHA VIDA – Don Oleari, o “Engólogo” –
Texto do economista e jornalista Didu Russo, publicado com sua autorização.
Leia
O 1º de Abril e o BAG-IN-BOX
Se você, como eu, gosta de Bag in Box, saiba que há uma trama para proibir o importado!
Outro dia postei aqui um 1º de Abril, que dava conta do reconhecimento da categoria de Vinho Artesanal como se deve. Gerou muita polêmica como de hábito.
Acontece que o que eu publiquei como 1º de Abril nada mais foi do que minha própria sugestão de regulamentação do vinho artesanal, para essa comissão que trabalha nas alterações da Lei do Vinho. O tema foi encaminhado para o Gregorio Salton e para a Dra. Regina Vanderlinde.
Acontece que esse trabalho continua em gestação. Agora, fico sabendo que se trama contra vinhos em embalagens superiores a 1,5 litro. Sempre há uma trama, não?
Soube que se pretende proibir a importação de volumes superiores a 1,5l, o que inviabilizaria a vinda de vinhos em BAG IN BOX, deixando esse mercado como uma reserva para vinhos brasileiros.
Quero manifestar aqui a minha opinião contrária a qualquer protecionismo ao nosso vinho que não seja a diminuição de tributos e burocracia.
Não é criando reserva de mercado ou criando problemas à importação que se vai ajudar o vinho nacional.
Custo a acreditar que essa visão continue. Espero que a informação que recebi não seja verdade, porém minhas fontes até hoje nunca erraram (Didu Russo).