Search

Ronaldinho, o pintor de telas

“A Sindrome de Down não impede de interagir”

Ronaldinho nasceu no dia 11 de agosto de 2004 na maternidade Santa Úrsula, em Vitória. Precisou tomar um banho de luz para cumprir os procedimentos médicos. Quando veio a surpresa, comunicada pelo pediatra de plantão, que usando de poucos cuidados expressou: “Seu filho nasceu com Síndrome de Down”. O inusitado é que no período pré-natal vários exames foram feitos e nada foi constatado, tornando a situação ainda mais rara.
As providências foram tomadas. Chamaram uma geneticista de outra instituição porque o hospital onde o parto ocorreu não tinha este profissional para a avaliação oficial, bem como para os exames complementares de cariótipo que detecta os cromossomos. Após a confirmação, passou na triagem da APAE Vitória, onde foi recebido por profissionais capacitados e bem orientados. Sob esse aspecto, vale salientar que a Terapia ocupacional foi muito importante na vida de Ronaldinho, bem como as primeiras professoras da APAE; o Colégio Panorâmico e a Psicologia. Na Apae Vitória permaneceu por 10 anos. Depois, cansado de atravessar a segunda ponte todos os dias com trânsito intenso, foi transferido para APAE Cariacica, onde também absorveu conhecimentos e deu continuidade a socialização ao participar de atividades.
Foi no Colégio Panorâmico, na Sede de Cariacica, onde iniciou em escola regular. Não teve nenhum problema de adaptação, pois contou com apoio integral do corpo pedagógico e administrativo da instituição. Essa fácil adaptabilidade contrariou o principal medo de pais e responsáveis no que tange ao encontro de uma escola regular para ser o abrigo necessário do filho. Geralmente, não existem profissionais preparados para ensinar àqueles que nasceram com alguma síndrome. Algumas escolas rejeitam alunos confessando que não têm condições de atender o diferente. Na ocasião retratada, a equipe pedagógica do Panorâmico, bem como a professora de Ronaldo de Andrade Vieira, foi até a APAE para adicionar informações com os profissionais já experientes, e assim desenvolveu-se.

Como ocorre a trissomia do 21?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 2 têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como ocorre na maior parte da população.
Cerca de 1 em 800 bebês nascem com essa síndrome. Na maioria dos casos, ela acontece por acaso. É um acidente genético, portanto é difícil prevenir o problema. Não há culpados e não há nada que se possa fazer antes ou durante a gravidez que possa causar ou prevenir a síndrome de Down.

O interesse pela pintura

A Escola de Artes Valdenir Siqueira despertou em Ronaldinho o interesse na pintura de telas à óleo. O maestro e professor Valdenir sempre o orienta na utilização de equipamentos e utensílios. Nessa perspectiva, o que começou como terapia se transformou num despertar de talento, pois Ronaldo passou a fazer belíssimas telas que podem até mesmo ser adquiridas por encomendas.
A sua primeira exposição de artes aconteceu na Fazenda Parque Vale do Moxuara. Tal atividade se deu através da gentileza do casal Margarete e Wilson Freitas, proprietários do estabelecimento, que abriram as portas para o evento e não mediram esforços para apoio logístico e estrutural. Na ocasião, Euclério Sampaio, atual prefeito de Cariacica, adquiriu 3 telas. Uma delas colocou na sala de sua casa.
Em seguida veio a pandemia, impedindo a atração do público para a realização de exposições. Houve até programações, mas não foram concretizadas devido a expansão da covid 19. Entretanto, nesse ano, Luiz Domingos Rocha Lancha, diretor do Colégio Samaritano, onde Ronaldo de Andrade Vieira vai cursar o segundo ano do Ensino Médio, propôs a realização de exposição das telas num evento cultural.

“Ser diferente é normal”

Vi a frase numa camiseta.

Aquele que possui sentimentos e hábitos únicos é um ser dotado de exclusividade. Os adolescentes se excluem da realidade para se encaixarem em um determinado grupo em que possam ser aceitos. No entanto, ser diferente permite que você aprecie mais a diversidade e se adapte a ela. Isso o torna mais flexível e aberto. A defesa das próprias ideias, mesmo que diferentes das demais, permite que você cresça e se desenvolva sendo fiel aos seus princípios e com uma autoestima e autoconfiança muito fortes.

Parabenizo a Fazenda Parque Vale do Moxuara (https://valedomoxuara.com.br/ ), que permite a acessibilidade de todos, independentemente de sua origem. Quem tiver a oportunidade, visite. Fica em Rosas Velhas, Zona Rural de Cariacica, bem pertinho da Sede da cidade.

 

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados