Cachoeiro de Itapemirim, ruas cheias, comércio na expectativa: Ramon Barros

associação comercial
Ramon Barros, de Cachoeiro de Itapemirim, sul do ES
- Fotos: Ramon Barros
NEC = Nota do Editor Chefão - Pedi ao colega Ramon Barros umas notas sobre Cachoeiro de Itapemirim/ES. Ele me enviou a matéria publicada no FATOS ES e notas de sua coluna.

A maioria das lojas, ainda pela manhã com movimento fraco, mas com diversas promoções e preços convidativos para atrair os consumidores.
cachoeiro de itapemirim
Ruas movimentadas
Cachoeiro de Itapemirim com ruas bem movimentadas em um cenário bem diferente daquele que viveu durante semanas de Risco Extremo, quando várias atividades sofreram com interrupções e restrições econômicas, entre elas, o comércio.

Mesmo com ruas cheias e trânsito movimentado, o comércio, mesmo otimista, ainda vive a expectativa de dias melhores, principalmente em início de mês, com liberação de folhas de salários e semana do dia das mães.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio) calcula R$ 12,12 bi em vendas, mesmo sendo um índice menor que 2019, o patamar deve superar os R$ 8 bi do ano passado.

Porém, além do ponto físico, os comerciantes precisam utilizar outra ferramenta: as vendas on-line, que estão crescendo exponencialmente, e hoje em dia correspondem a 6% do faturamento total do varejo.
cachoeiro de itapemrim
Fernando Leal
Prejuízos

O empresário Fernando Leal, diretor do PróVarejo, comentou com o FATO que a maior parte dos lojistas do centro e Guandu tiveram prejuízos da ordem de 60%. Porém avalia que nem todos os segmentos foram afetados, como alimentação e fastfood.

Leal: após prejuízos, a oportunidade
- "A maioria sim, está amargando prejuízos como aluguel, salários, custos fixos e variáveis, mas esta semana a expectativa é positiva e alguns setores do comércio poderão avançar de 70% a 80% em seu faturamento do mês", conclui Leal.
dia das mães
Juarez Marqueti
Para o diretor de marketing da Acisci (Associação Comercial e Industrial de Cachoeiro de Itapemirim), Juarez Marqueti "mamãe não fica sem presente":

- "Tradicionalmente mãe não fica sem presente. É aproveitar a semana com o comércio aberto mais tempo para comprar o presente da mamãe e não esquecer de ir de máscara", alerta Juarez. 

Teimosos de plantão

Aliás ainda tem gente que mesmo correndo o risco de levar multa, anda sem máscara em Cachoeiro. Nossa reportagem flagrou o momento onde uma moça tentou entrar em uma loja de eletromésticos sem o acessório de segurança. 

Ela chegou a se irritar por que foi impedida, mas o funcionário mostrou em frente um camelô vendendo máscaras. Só assim ela conseguiu entrar no estabelecimento. O vendedor, que preferiu não aparecer, disse que é muito comum isso acontecer mas o comércio todo está seguindo à risca os protocolos de prevenção.

Mais gente nas ruas
bancos
Filas em bancos e lotéricas
Pontos de ônibus cheios, como habitualmente, embora com a frota trafegando em sua normalidade. Mesmo assim, reclamações de usuários dos atrasos.

Os bancos e lotéricas, como sempre, provocando diversas aglomerações e funcionários tentando organizar as filas e disponibilizando álcool 70% para as pessoas, no intuito de evitar a propagação do coronavírus. Algumas instituições repetidamente solicitam que os clientes utilizem o máximo dos recursos como aplicativos e internet banking para pagar contas, por exemplo, evitando exposição desnecessária.

Mesmo assim tem pessoas que preferem ir pessoalmente e pegar o dinheiro em mãos. Uma cliente disse ao FATO não confiar que o que se paga pelo celular é garantido, por ter sido cobrada por uma conta que havia efetuado o pagamento pelo código de barras.

A maioria das lojas, ainda pela manhã com movimento fraco, mas com diversas promoções e preços convidativos para atrair os consumidores. O gerente Anilson do Nascimento Viana comemorou o movimento de sexta-feira (30) mas disse que segunda (3) começou com movimento tímido:

Anilson Nascimento: promoções para atrair consumidores
"Esta semana de pagamento e dia das mães é nossa expectativa, coloquei várias promoções aqui e vamos torcer para aquecer as vendas", disse Anilson ao FATO.
União, parceria e fortalecimento do comércio é um dos caminhos que pode ajudar o setor de forma substancial. No momento em que todos dependem dessa circulação da economia local, cooperação é a palavra de ordem.
dia das mães
Sandra Maria Busato Leal
A empresária Sandra Márcia Busatto Leal reforça que agora é hora de unir forças e dar o melhor de cada um, como jamais foi feito, mesmo em outras crises: "Minha expectativa é que possamos atender nossos clientes com conforto e segurança que eles merecem, por isso stou fazendo meu melhor nessa retomada", explica.
dia das mães
Adriano Curcio
Sandra Márcia Busatto Leal: 

Já no comércio dos ambulantes, autônomos e camelôs alguns lamentam os prejuízos e perdas e também estão na expectativa de dias melhores. O comerciante Adriano Curcio disse ao FATO que conseguiu manter seu negócio por serem só ele e a esposa e seus custos menores. Mas também relatou que teve parentes que trabalham em grandes empresas que foram desligados devido à crise financeira.
assessora de imprensa
Camila Reis
Da Coluna Ramon Barros
artista plástica
Angela Gome
A Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e Cerimonialista, Camila Reis, recebe cumprimentos da Coluna pelo desempenho de suas funções e o relacionamento com a Imprensa, sempre de forma gentil, ética e profissional.
A artista plástica cachoeirense, Ângela Gomes, atualmente morando em Vitória, capital do ES, celebra nova idade e junto de seus familiares recebe o carinho mais que merecido. Desejamos grande sucesso e diversas criações em sua carreira.
colunista
Ramon Barros
Ramon Barros, jornalista, 
produtor de eventos, palestrante

As Certinhas do Oleari + Poesia Erótica – Rodrigo Mello Rego / A língua lambe, Drummond de Andrade
https://donoleari.com.br/tve-transmite-finais-do-campeonato-de-futebol-o-capixabao/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham